segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tipos de poda mais comuns


A melhor forma de manter as plantas saudáveis e com a aparência desejada é através da poda. A maioria das plantas cresce de forma desregrada, o que torna a poda quase que uma atividade constante e obrigatória.

Lembre-se que planta não tem como se desfazer de um galho doente que pode vir a contaminar os outros. Também galhos secos e mortos ficam pendurados atrapalhando a planta caso não são removidos por alguém.

Veja os tipos de poda mais comuns:

Poda de formação
Consiste na remoção de bulbos de locais onde nãos e queira que nasçam ramificações ou galhos desproporcionais. Esse tipo visa modelar a forma da árvore. Geralmente as podas de formação são divididas em subcategorias (dependendo da cultura): poda de rebaixamento, poda de levantamento, poda lateral, de equilíbrio, entre outras.

Poda de renovação
Trata-se do conjunto de podas que objetivam remover galhos ruins ou doentes. Em geral, proporcionam uma aparência mais jovem à planta e evita que doenças se proliferem. São subdivididas em: podas de limpeza, rejuvenescimento, contra pragas, entre outras.

Poda de raízes
Apesar de um tipo incomum, as podas de raízes são aplicadas quando as mesmas se tornam um problema (por exemplo, invadem calçadas). Também são indicadas para manter a planta propositalmente sem nutrientes, ou em um formato, como é o caso dos bonsais.

Poda de Floração/Frutificação
Algumas plantas que fornecem flores e frutos precisam de uma poda específica para aperfeiçoar a produtividade. Caso feita de maneira adequada, trata-se de uma pode capaz de melhorar a qualidade das flores e frutos, e pode fazer com que a árvore gaste menos tempo na entre safra.

Atenção! Verifique a altura da poda indicada para a variedade de planta. A poda realizada de incorreta prejudicá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário