segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Plantas para escritório? Aprenda como escolher e cuidar!

Na decoração, é sempre importante ter plantas por perto, expostas em vasos charmosos e em locais estratégicos! Na hora de comprar plantas para escritório e residência, fique atento. Elas precisam ser adaptadas a ambientes internos.

Comprar flores para escritório

Você tenta coloca vasos de plantas no escritório, mas elas sempre morrem? Se a resposta é sim, a MbFlores traz algumas dicas de plantas que suportam locais com pouca luz solar e que toleram o ar-condicionado intenso dos escritórios, porém é preciso lembrar que mesmo sendo muito resistentes e duradoras, também são seres vivos. Por conta disso apresentamos também algumas dicas de como cuidar de flores. São necessidades básicas como água, adubo, limpeza, entre outros.

Conheça plantas para escritórios e para outros ambientes internos:

Aralia
É uma planta que pouca gente conhece, porém é extremamente bela. Gosta de água e de preferência deve ficar próxima à janela. A adubação deve ser feita vez por mês com adubo líquido diluído na água da rega.

Comigo Ninguém Pode
Planta resistente, não gosta de muita água e não depende de uma adubação rigorosa (pode ser realizada a cada três meses). O adubo deve ser diluído na água da rega ou pode ser utilizado um adubo orgânico.

● Dracena
Popularmente conhecida como pau d'água, sobrevive até em vasos cheios de água. Sua adubação deve ser mais intensa (a cada 15 dias). O adubo deve ser diluído na água da rega.


● Ficus
Pode ser encontrada em várias formas no mercado, uma das mais bonitas é o Ficus torcido. Não gosta de muita água e sua adubação deve ser feita uma vez por mês diluindo o adubo líquido na água da rega. Uma boa dica para manter esta planta sempre bonita e saudável é limpar suas folhas pelo menos uma vez por mês, pois o acúmulo de poeira nas folhas pode prejudicá-la.

● Filodendro e Jibóia
São trepadeiras que têm um crescimento muito rápido e gostam de água. O ideal é borrifá-las todos os dias (folhas e raízes), já que suas raízes são aéreas. A adubação deve ser feita por pulverização mensal, o adubo deve ser diluído na água e pulverizado na planta. Direcione o seu crescimento impedindo que a planta saia do vaso.

● Palmeira Ráfia
Esta planta é muito resistente e não gosta de muita água. Sua adubação deve ser feita uma vez por mês diluindo o adubo líquido na água da rega. Com o passar do tempo é necessário podar as folhas mais velhas, pois ficam amarelas. Pode ocorrer também um amarelamento nas pontas das folhas novas devido à falta de adubo, estas pontas podem ser cortadas.


Palmeira Areca
É uma planta muito comum, os cuidados são semelhantes ao da Ráfia. Um detalhe importante é a rega, ela necessita de mais água e luz que a Ráfia, por isso deve ser colocada sempre próxima a uma janela para evitar que morra.



Lança de São Jorge
Extremamente resistente, porém com crescimento lento. Vai super bem em qualquer lugar, gosta de água, mas o vaso deve ter uma ótima drenagem, pois se a água ficar acumulada pode apodrecer. Sua adubação deve ser feita com maior intensidade a cada 15 dias, pois seu crescimento é muito lento.

Yuca ou Iuca
Esta planta gosta de muita água. Vai bem em diversos ambientes, desde pleno sol até locais fechados como escritórios. Não necessita de muito adubo, sua adubação deve ser feita uma vez por mês diluído em água. Esta espécie costuma juntar uma grande quantidade de pó em suas folhas, por isso deve ser limpa constantemente.




Zamioculca
Esta planta é extremamente bela, porém não é tão resistente como as plantas citadas anteriormente. Apesar de gostar de água ela é extremamente sensível ao acúmulo de água em seu vaso, por isso deve ter uma drenagem ótima. Sua adubação deve ser feita mensalmente. A Zamioculca costuma juntar grande quantidade de pó em suas folhas devendo ser limpa com freqüência, pois o pó prejudica muito o seu desenvolvimento e pode levá-la a morte.


Dicas finais

Lembre-se que estas plantas por estarem em um local com pouca ventilação e fechado estão sujeitas a sofrer ataques de pragas como Pulgão, por isso observe. Opte por inseticidas naturais como, por exemplo, o combate da Biofert, este inseticida natural é ótimo para resolver o problema e não prejudica as pessoas que estão no ambiente.

Nós da MbFlores estamos sempre à disposição, a fim de ajudar você a escolher as melhores plantas para seu escritório, além de fornecer um serviço de manutenção especializado para cuidar de suas plantas tornando-as mais fortes e vigorosas. Entre em contato conosco por meio do telefone 11 3745 - 1130 ou pelo e-mail sac@mbflores.com.br

Conheça algumas das plantas específicas para áreas externas:


Bromélia
Imperial


Buxinho


Antúrio



Árvore da Felicidade



Beucarnea

13 comentários:

  1. Tenho um buxinho, porém uma parte dele esta com as folhas secas. Posso podar estes galhos? Qual o melhor local para deixá-lo (muito ou pouco sol?) Ele precisa de água todos os dias? Adubo? Grata Vanessa

    ResponderExcluir
  2. onde as encontro e qual o preço?

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem?
    Nós da MbFlores realizamos este serviço basta você entrar em contato que lhe disponibilizaremos informações detalhadas.

    Caso seja necessário iremos até o local para ajudar você a escolher melhor as plantas que se adaptaram no ambiente desejado.

    Você pode entrar em contato conosco pelo telefone: 3745-1133 ou através do e-mail eduardobiologo@mbflores.com.br Será um prazer atendê-la (o)!

    Grande Abraço.
    Equipe MbFlores

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa. Tudo bem?
    Obrigado pela sua pergunta.

    O Buxus sempervirens, popularmente conhecido buxinho é uma planta extremamente resistente que deve ser cultivada a pleno sol, com solo fértil e regas regulares (três a quatro vezes por semana). Tolerante ao frio.

    Um dos problemas mais comuns que ocorre no buxinho é uma parte dele secar isso pode ocorrer por excesso de água que apodrece sua raiz ou por um ataque de uma praga como o tatuzinho que come sua raiz levando a planta a este processo.

    Nos dois casos pode-se cortar esta parte seca, porém se esta planta estiver sofrendo um ataque de tatuzinho ela devera ser replantada.

    Procure sempre adubar sua planta, pois assim você terá uma planta mais forte e vigorosa. Um ótimo adubo para ser utilizado é o Biofert Jardim que deve ser diluído na água da rega e colocado uma vez por mês na sua planta.

    Grande Abraço.
    Dr. Planta
    Equipe MbFlores

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa.
    Obrigado pela pergunta!

    O Buxus Sempervirens, popularmente chamado de buxinho é uma planta extremamente resistente que deve ser sempre cultivado a pleno sol, com solo fértil e regas regulares (três a quatro vezes por semana), além de ser muito tolerante ao frio.

    Um dos problemas mais comuns no buxinho é uma parte dele secar, isso pode ocorrer por excesso de água, o que faz apodrecer sua raiz ou por um ataque de uma praga como o tatuzinho que come sua raiz levando a planta a este processo.

    Nos dois casos deve-se cortar esta parte seca, porém se esta planta estiver sofrendo um ataque de tatuzinho ela deverá ser replantada.

    Procure sempre adubar sua planta, pois assim você terá uma planta mais forte e vigorosa. Um ótimo adubo para ser utilizado é o Biofert Jardim que deve ser diluído na água da rega e colocado uma vez por mês na sua planta.

    Obrigado!
    Dr. Planta

    ResponderExcluir
  6. Olá Tudo bem?

    Nós da Mbflores realizamos este serviço, basta você entrar em contato. Caso seja necessário iremos até o local para ajudar você a escolher as plantas que melhor se adaptam em seu ambiente.

    Você pode entrar em contato por meio do telefone: 11 3745-1133 ou através do e-mail eduardobiologo@mbflores.com.br

    Grande abraço,
    Dr. Planta – MbFlores

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostaria de colocar um ficus e uma dracena (pau dagua) numa sala de reunião, que fica com ar condicionado 8 horas por dia e persianas sempre fechadas. Ou seja, a iuminação é artificial o tempo todo. Essas plantas vão durar quanto tempo? Se puder me ajudar, agradeço muito. Tetê -

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,
    Meu nome é Rose, tenho um vaso de Yuca que estava dentro de casa, começou amarelar e secar as pontas de algumas folhas, o que devo fazer? Já passei para a varanda onde ela toma o sol da manhã. Mesmo assim parece que ela vai morrer. O que devo fazer? Já li em alguns sites que devo molhar uma vez por semana, já outros dizem que ela gosta muito de água. O que é verdadeiro?
    Aguardo retorno, obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá Tetê. Como vai?
    O Ficus e a Dracena são plantas resistentes que se adaptam a ambientes internos, mas todas as plantas necessitam de algumas horas de luz por dia para realizar fotossíntese e produzir energia.

    Sugiro que você deixe a persiana aberta por algumas horas para que elas possam receber uma dose de luz diária. Agora, se não houver essa possibilidade, e a sala ficar na maior parte do tempo escura e fechada com ar condicionado, é melhor você pensar em alguma planta artificial, pois dificilmente elas irão resistir.

    Abraços,
    Dr. Planta

    ResponderExcluir
  10. Olá Rose!
    A Iuca é uma planta bastante rústica que suporta ambientes de sol pleno e meia sombra dependendo de como foi tratada a muda. Você fez bem em mudar o local, porque a planta sempre precisa de luz para realizar fotossíntese e produzir energia.
    A Yuca realmente gosta de água, o que significa que nos dias mais frios de outono e inverno você pode regá-la duas vezes por semana. Procure observar se a terra não empedra, mantenha sempre úmida sem encharcar.
    Agora, outras hipóteses podem ser avaliadas: você tem adubado a planta regularmente a cada 6 meses pelo menos? Nossa sugestão é usar NPK 10-10-10 que é um adubo ideal para manutenção. Ela pode estar suscetível a pragas como colchonilhas e pulgões (pequenos pontos brancos ou pretos nas folhas que ao passarmos a mão saem) que estão enfraquecendo a planta e levando ela a amarelar.
    Nesses casos, você pode utilizar inseticidas naturais menos agressivos como o Combat da empresa Biofert. Outros males como fungos e bactérias podem estar molestando-a também. Nesse caso você precisará da ajuda de um especialista que olhe a planta e indique a solução adequada. Boa sorte!
    Dr. Planta

    ResponderExcluir
  11. tenho varias arvores no interior de minha residencia,comprei por indicaçao de dona de floricultura.Gostaria de saber se é aconslhavel ter essas plantas?vou citalas:
    dracena(pau dagua),bambu mosso,comigo n pode,bromelia,aralia,ficus,lirio da paz,pleumeia,begonia,zamioculca,pata de elefante...gostaria de saber as q podem ser pra areas internas pois minha casa fica muito tempo fechada e so nos fins de semana q as plantas recebem mais luz.att Juliana

    ResponderExcluir
  12. Olá Juliana, agradeço pelo seu contato, para te dar mais certeza precisaria conhecer o local onde estão as espécies, se estão em vasos ou plantadas no chão. A maioria das espécies são de pleno sol mais se adaptam a meia-sombra, como por exemplo, as Dracenas, Fícus, Arália, Pleomele, Bambu Mosso, Pata de Elefante. Espécies de sombra e meia-sombra são as Zamioculca, Bromélias, Lírios, Begônia. Estas precisam de boa rega uma ou duas vezes por semana dependendo do clima do ano. Espero ter ajudado. Abraços Adriana Rossiti paisagista MbFlores.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Estou pensando em colocar alguma planta no meu local de trabalho, porém aqui o ar condicionado precisa ficar ligado direto, pois tem servidores perto, quando eu estou na sala deixo o ar a 25 graus mais ou menos, mas no restante do dia e de noite tenho que deixar a 20 graus. A sala tem bastante iluminação natural, nem acendo a luz. Tinha pensado em pegar uma palmeirinha pois tenho uma em casa e gosto dela, porém não sei se vai aguentar. Você pode me sugerir alguma planta que viva bem nessas condições?

    Obrigada!

    ResponderExcluir