sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inhotim: Um espetáculo da natureza e do homem


Tive a oportunidade de conhecer nos dias 19 e 20 de maio passados, o instituto Inhotim. Localizado na cidade de Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte em Minas Gerais, Inhotim é um programa para quem gosta de belas paisagens e arte contemporânea.

Guiados pela experiência, sabedoria e a visão poética do paisagista Raul Cânovas, nosso guia na viagem, eu e mais 40 paisagistas de todo o Brasil pudemos nos deleitar com os lindos jardins , vários deles, projetados pelo renomado paisagista Luiz Carlos Orsini para o parque.

É uma experiência indescritível percorrer os sempre muito convidativos caminhos do parque, na certeza que, de repente, uma surpresa surgirá no meio do verde. E essa surpresa pode ser uma linda florada da bananeira ornamental, de um bastão do imperador, ou uma obra de Helio Oiticia, Tunga, Mathew Barney ou Amilcar de Castro.  Inhotim, cercada por mineradoras,  é um convite a  reflexão de como a natureza é essencial para que o homem possa viver plenamente, como ela nos faz bem, como precisamos preservá-la, protegê-la. E quando essa mesma natureza convive com  intervenções paisagísticas de grande sensibilidade e inspiração se torna sublime. Provavelmente essa reflexão, aliado ao gosto pela arte contemporânea foi a fonte de inspiração do Sr Bernardo Paz, idealizador e dono do parque,  que inclusive pôde ser visto caminhando pelo parque e recebendo convidados, sempre muito sorridente, nesse mesmo final de semana.

Inhotim é um parque que não cansamos de ver, admirar. Porque, como sua matéria prima é a natureza que se transforma,  que depende da incidência do sol,  você pode voltar lá pela manhã, à tarde, daqui a 1 ano, daqui a 10 anos, ele não será o mesmo.

Fica aqui minha dica de passeio: reserve pelo menos dois dias inteiros para conhecer o parque que possui ótimos restaurantes e carrinhos elétricos para quem não quer ou não pode andar muito. São 100 hectares de uma beleza sublime e de harmonia entre o homem e a natureza. Vale a pena visitar.  Para maiores informações, acesse o site: www.inhotim.org.br

Marcos Brancher  - Paisagista – mdb@mbflores.com.br












2 comentários:

  1. Oi Marco, fiquei viajando só de ver as fotos. Um jardim mais lindo que o outro. Deve ter sido com toda certeza uma experiência prazerosa incrível poder conhecer um espaço maravilhoso como esse e com um dos melhores paisagísticas em atividade Raul Canovas. Não posso perder a próxima oportunidade.
    Forte abço.
    Juci Souza

    ResponderExcluir
  2. Primeira visita no blog e só este post pra mim já justificou sua QUALIDADE.
    Da onde vem tanta INSPIRAÇÃO para escrever?
    Parabéns aos autores, administradores e toda a galera do blog que trabalha para produzir CONTEÚDO EXCELENTE como este!

    Tags: grama esmeralda, grama esmeralda preço, grama batatais, grama batatais preço, grama são carlos, grama são carlos preço, grama bermuda, grama bermuda preço, grama coreana, grama coreana preço, grama santo agostinho, grama santo agostinho preço, grama preço, preço de grama, comprar grama, comprar grama esmeralda, grama para jardim, gramas para jardim.

    ResponderExcluir