segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Que plantas colocar no meu apartamento? Algumas dicas...

Artigo Jornal do Condomínio


Que plantas colocar no meu apartamento? Algumas dicas...

A primavera, estação das flores,  está chegando.Vale a pena dar um colorido especial na sua varanda. Mas quando vamos escolher a planta vem a questão: o que eu posso colocar? Será que vai durar? Essa planta é de muita ou pouca água ? Muita Luz ou de sombra?
As respostas para essas questões muitas vezes exigem pesquisa e dicas de especialistas no assunto e são difíceis de generalizar. Mas, no geral, as plantas de folhas mais escuras se adaptam melhor à lugares sombreados, como é o caso da zamioculca, do philodendro, da costela de adão e da columeia. 











Por outro lado, plantas de folhas mais claras ou que são mescladas de verde e amarelo (as variegatas) se adaptam melhor em lugares bem iluminados como a pleomele reflexa variegata, os fícus benjamina  e os euonymus.







Para o ar condicionado, a palmeiras raphis excelsa e as iucas são mais resistentes, embora depois de um tempo, sempre ocorrerá necessidade de reposição. 


Outra dica importante é localizar a sua varanda: ela é face sul (mais fria e menos ensolarada) ou face norte (mais quente e iluminada)? Pense nisso na hora de comprar uma planta que precisa de mais ou menos sol. Outro erro comum que as pessoas fazem é comprar um lindo bonsai e deixá-lo à sombra e com muita água na bandejinha. Em pouco tempo ele perece porque trata-se de uma miniatura de árvore ou arbusto que precisa sempre de muita luz...Tome cuidado com os extremos: pouca água e muito adubo ou pouco adubo e muito água também podem ser prejudiciais a elas.
Mas se você não tem tempo de cuidar delas ou não quer se preocupar com isso, consulte um especialista no assunto: paisagistas, biólogos, viveiristas e engenheiro agrônomos são os principais indicados.
Boa sorte e uma feliz primavera!

Marcos Brancher – Paisagista e Sócio Diretor da MbFlores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário