sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dicas de casamento: Como combinar as flores do buquê de noiva

Preços de buquês: veja modelos e valores de arranjos de flores.Com a data marcada para o casamento se aproximando, noivos e noivas vão ficando cada vez mais atarefados. São inúmeras as decisões e escolhas. Uma das prioridades absolutas é o vestido de noiva, claro! Decoração, convidados, trilha sonora e outros tópicos também estão na lista de preocupações, mas o figurino da noiva não é apenas um detalhe, faz parte da festa.

CONSULTE NOSSOS PREÇOS
Para outras informações sobre buquês de casamento entre em contato pelo e-mail: sac@mbflores.com.br

Penteado, maquilagem, unhas, alianças, sapatos sempre são lembrados, mas algumas mulheres acabam deixando para última hora a escolha do buquê de noiva. Sim, o buquê faz parte do figurino e deve completar o visual. Aqui vão algumas dicas para ajudar as mulheres na escolha do buquê de noiva ideal.

Tamanho: mesmo sem ter nenhuma ideia da cor ou modelo do vestido já é possível começar a escolher o buquê, já que, antes de tudo, ele deverá ser proporcional ao tamanho da noiva. Não fica bem uma mulher pequena carregando um arranjo de flores exagerado. Se este for o seu caso, opte por um buquê pequeno e arredondado.

Noivas altas e magras podem conduzir um arranjo médio ou grande. Além disso, pode ser braçada ou armado. Já mulheres altas com um pouco mais de volume ficam mais elegantes com um buquê de flores médio.

Mulheres baixas e com mais peso ficam melhores com buquês simples e compactos. Podem ainda escolher uma única flor que ficarão muito belas.

Buquê de noiva
Cor da pele: um buquê de casamento tem sua escolha influenciada também pela cor da pele da noiva. Cabelos loiros em mulheres de peles claras combinam com tons equivalentes, brancos e pastéis. Morenas podem usar cores vivas e as ruivas podem arriscar tons quentes como o laranja.

Épocas d
Veja como escolher um buquê de noivao ano: pode parecer óbvio, mas muitas noivas se esquecem de levar em consideração a época do ano. Escolha flores que são fáceis de serem encontradas na estação vigente - veja lista das flores típicas de cada mês no fim do texto. Não se esqueça de solicitar o buquê ao florista no mínimo 15 dias antes do casamento.

No verão, costuma-se usar folhas verdes para completar o buquê, o que não ocorre no inverno. Nesta estação, é apropriado um arranjo com flores bem juntas resultando em um buquê compacto.

Vestido de noiva: o buquê de flores deve complementar o vestido da noiva, e não concorrer com ele. O formato clássico de vestido, com cauda e véu, pede arranjo em formato cascata. Vestidos cheios de adornos devem ser acompanhados por buquês simples e, por consequência, vestidos de noivas extremamente simples combinam com arranjos mais destacados e com toques coloridos.

Buquet, bouquet, buque ou buquê de noiva: Qual o certo?
Preste atenção também no modo correto de escrever. Existem duas maneiras corretas de se referir a este arranjo de flores típico em casamentos: Bouquet - palavra do idioma francês que pode significar também aroma de vinho; e buquê - modo aportuguesado.

Por tanto, o mais indicado é que se utilize o termo buquê, com acento circunflexo no "e" obedecendo à regra de que toda oxítona tônica terminada em "a", "e" ou "o" deve ser acentuada.


Significado das cores
Costuma-se atribuir significado à cores. Veja abaixo uma lista de interpretações para cada combinação de flores:
  • Vermelhas: Amor, respeito, coragem e paixão.
  • Rosa: Carinho, gentileza, simpatia, amizade e gratidão.
  • Champagne: Admiração e simpatia.
  • Branca: Pureza, inocência, paz e segredo.
  • Amarela: Felicidade, orgulho, amizade, alegria e liberdade.
  • Laranja: Fascinação e encantamento.
  • Coral: Desejo e entusiasmo.
  • Vermelhas com amarelas: Significam felicidade.
  • Coloridas com tons claros: Amizade e solidariedade.
  • Coloridas predominando as vermelhas: Amor e felicidade.


Significado das flores
Cada flor possui uma simbologia envolvida. Valores e significados são interpretados a partir da espécies de plantas.
  • Gérbera: é atrelada à sensações como alegria, pureza e simplicidade.
  • Girassol: representa força e integridade.
  • Jasmim: relaciona-se com sorte e alegria.
  • Margaridas: simbolizam virgindade e inocência.
  • Rosa: considerada a mais romântica entre as flores. Simbolicamente representa a paixão eterna.
  • Túlipas: elegância e sensibilidade.


Buquê de casamento feito com tulipas

Flores de cada época do ano

Abaixo segue uma lista com as principais flores organizadas pelos meses do ano em que são predominantes. Na hora de escolher o buquê para o casamento, procure por flores fáceis de serem encontradas em cada época e estação do ano.

Janeiro: Amor-Perfeito, Angélica, Boca-de-Leão, Clarquia, Copo-de-Leite, Cravina, Laços-Espanhóis, Lobélia, Magnólia, Margarida, Mimosa, Papoula, Petúnia, Sempre-Viva, Verbena, Callas.

Fevereiro: Amor- Perfeito, Angélica, Clarquia, Boca-de-Leão, Copo-de-Leite, Laços-Espanhóis, Magnólia, Mimosa, Papoula, Petúnia, Sempre-Viva, Callas.

Março: Angélica, Clarquia, Cravina, Gipsófila, Laços-Espanhóis, Margarida, Papoula, Petúnia.

Abril: Angélica, Camélias, Clarquia, Gipsófila, Laços-Espanhóis, Papoula, Margarida, Petúnia.

Maio: Amor-Perfeito,Camélias, Angélica,Azaléias,Clarquia, Crisântemo,Gipsófila,Laços-Espanhóis,Margarida,Papoula,Petúnia

Junho: Amor- Perfeito, Azaléias, Camélia, Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Petúnia, Primavera.

Julho: Amor- Perfeito, Crisântemo, Gipsófila,Margarida, Petúnia, Primavera.

Agosto: Amor- Perfeito, Anêmona, Begônia, Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Primavera, Sempre-Viva, Verbena.

Setembro: Açucena, Amor- Perfeito, Anêmona, Begônia, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Gipsófila, Miosótis, mini-Margarida, Primavera, Sempre-Viva, Verbena.

Outubro: Açucena, Amor- Perfeito, Anêmona, Begônia, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Lobélia, mini-Margarida, Miosótis, Primavera, Sempre-Viva, Verbena.

Novembro: Amor- Perfeito, Anêmona, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Hortênsia, Lírio, Lobélia, mini-Margarida, Miosótis, Petúnia, Sempre-Viva, Verbena.

Dezembro: Amor- Perfeito, Angélica, Azaléia, Boca-de-Leão, Copo-de-Leite, Cravina, Gardênia, Laços-Espanhóis, Lírio, Lobélia, mini-Margarida, Miosótis, Papoula, Petúnia, Sempre-Viva, Verbena.

Informações e fotos de buquês: encontre inúmeros modelos de arranjos de flores aqui

2 comentários:

  1. Vou casar em dezembro e nem tinha pensado nisso. Valei pela dica, bjos

    ResponderExcluir
  2. eu quero me casar usando um buquede flores de margaridas só que quase ninguém usa,quero saber se é feio?

    ResponderExcluir