sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dê vida ao ambiente: MbFlores na Revista In

A RevistaIn publicou uma matéria bem bacana sobre a MbFlores. Na reportagem há diversas dicas sobre como cuidar melhor das plantas domésticas. Confira abaixo o texto na íntegra.


Plantas em vasos charmosos e posicionados em locais estratégicos tornam o ambiente mais agradável. Algumas espécies sobrevivem até mesmo com pouca luz solar, mas para ‘vingarem’, precisam de cuidados básicos, como água e limpeza. A Mb Flores dá algumas dicas para cuidar melhor do verde da sua residência.

Mão na massa
Os seguintes exemplares resistem a ambientes fechados e precisam de adubo líquido na água da rega mensal:

Aralia: gosta de água e deve ficar próxima à janela.

Ficus: pode ser encontrada em várias formas, uma das mais bonitas é a Ficus torcido. Não precisa de rega frequente. Para mantê-la sempre saudável, limpe as folhas mensalmente, pois o acúmulo de poeira pode prejudicá-la.

Ráfia: é resistente e não gosta de água em excesso. É necessário podar as folhas mais velhas. Pode ocorrer também um amarelamento nas pontas das folhas novas devido à falta de adubo, estas podem ser cortadas.

Areca: os cuidados são semelhantes aos da Ráfia, porém necessita de mais água e luz que ela. Deve ser colocada sempre próxima à janela.

Yuca ou Iuca: gosta de muita água. Apropriada para diversos espaços, desde aqueles com pleno sol até salas fechadas. Costuma juntar uma grande quantidade de pó em suas folhas, por isso deve ser limpa constantemente.

Zamioculca: apesar de gostar de água, é extremamente sensível ao acúmulo do líquido no vaso, por isso precisa ter uma boa drenagem. Deve ser limpa com frequência, pois o pó prejudica o seu desenvolvimento.

Comigo Ninguém Pode: Planta bem rústica que se adequa melhor a ambientes de sombra ou meia sombra. Ela se desenvolve melhor em climas quentes e úmidos com rega um dia sim e um dia não. A comigo ninguém pode gosta de solo rico em matéria orgânica. Quando plantada em vaso a mistura de solo recomendada é de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.

A planta não gosta muito de correnteza de ar, então o melhor é protegê-la dos ventos. É uma planta tóxica, devendo-se evitar contato manual sem luvas.

Atenção necessária
Algumas espécies precisam de mais atenção e adubação (diluído juntamente com a água da rega) quinzenal.

São elas:
Lança de São Jorge: extremamente resistente, mas tem um crescimento lento. Desenvolve-se superbem em qualquer lugar. Suporta a água se o vaso contiver uma ótima
drenagem, pois se houver acúmulo ela pode apodrecer.

Dracena: popularmente conhecida como pau d’água, sobrevive até em vasos cheios de água.

Filodendro e Jiboia: são trepadeiras que têm um crescimento muito rápido e adoram água. O ideal é borrifá-las todos os dias, já que suas raízes são aéreas. Direcione o seu crescimento impedindo que a planta saia do vaso.

Cuidado extra
Por estarem em lugares com pouca ventilação, estão sujeitas a sofrerem ataques de pragas como o pulgão, por isso, observe sempre. Opte por inseticidas naturais que não prejudicam as pessoas que convivem no local.

Em www.mbflores.blogspot.com há outras dicas que ajudam a entender melhor o universo das plantas.

Um comentário:

  1. eu tnho essa plçanta no escritorio e ela ta caind as folhas oke eu faço tempo de plantaçao 3meses

    ResponderExcluir