quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Como cuidar de plantas e flores no inverno

Plantas e floresCom o período de frio, as plantas e flores, que em geral são bastante frágeis - especialmente quando cultivadas dentro de casa, exigem cuidados especiais. A maioria delas permanece em estado de dormência em épocas de baixa temperatura, porém, o uso de adubo é essencial. No inverno, adube a cada 30 dias adicionando pequenas doses. Com a chegada da primavera e posteriormente do verão, aumente a quantidade.

Como regar plantas e flores no inverno
Preste muita atenção na hora de regar suas plantas. Água em excesso pode provocar o apodrecimento. No frio, a umidade se mantém por mais tempo, porém, todas as plantas necessitam de água para sobreviver.

Para saber a quantidade correta, sinta a umidade da terra com o dedo. Quando estiver ficando seco, regue por igual, para isso, é recomendado uso de regador com chuveirinho. Regue pela manhã, permitindo que a terra ou o substrato seque durante o dia e não fique completamente encharcado durante a noite.Como cuidar de plantas e flores no inverno

Como podar plantas no inverno
Como mencionado acima, várias plantas ficam em repouso nos períodos frios. São essas que podem ser podadas. Retire galhos e folhas secas, assim a planta permanecerá sadia e pronta para crescer nas próximas estações do ano. Além disso, fica mais fácil para que a luz atinga a planta por completo.

Fique atento: algumas espécies não entram em repouso nas épocas de frio. Se a planta apresentar botões ou flores, não realize a poda pois elas estão em pleno crescimento.

Como combater as pragas
Diversas doenças também recuam no inverno, sendo assim, este é o momento ideal para erradicar o problema. Aconselha-se o uso de fungicidas uma vez por mês. Se a planta estiver bem cuidade, em canteiros ou vasos sem galhos e folhas podres, caramujos e lesmas terão dificuldades em se proliferar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário