
Os atributos que um bonsai precisa apresentar são os traços que o fazem parecer com a planta em tamanho convencional. Cuidar da pequena árvore é uma arte, requer dedicação e técnica que permitem recriar em pequena escala características como o envelhecimento dos galhos, a ação da gravidade, o padrão de crescimento.
Origem do Bonsai
Apesar de ser impossível desassociar o bonsai da cultura japonesa, há indícios de que este tipo de cultivo tenha sido adotado primeiramente na China e levado para o Japão por monges.
Em outras épocas o bonsai deveria crescer no máximo 50 cm, atualmente são aceitos tamanhos maiores. De acordo com seu crescimento, um bonsai pode ser classificado entre seis tipos diferentes:
- Mame, com até 12cm;
- Shohin, com até 25cm;
- Chuin, que chega a 45cm;
- Chumono, até 90cm;
- Omono, até 130cm;
- Hachi-uye (geralmente plantados em jardins, não sendo considerados bonsai), acima de 130cm;
Bonsai: Como cuidar

O principal fator que inibe o crescimento da árvore é a restrição de sua raiz. Dentro de vasos, a planta não consegue crescer livremente, como ocorreria na natureza. A parte externa ao solo dela acompanha o ritmo da raiz e também mostra-se reduzida.
Em alguns casos é preciso podar a raiz, geralmente em plantas mais velhas. Essa intervenção é geralmente realizada no inverno, quando a planta "adormece" e é feita também a troca da terra.
Há também adubos específicos que não apresentam excesso de substâncias como o nitrogênio, que aceleram o crescimento da planta. Somente a experiência no cuidado de plantas poderá indicar a periodicidade com que se deve fazer a rega. Depende das condições climáticas e outros fatores externos e internos. Um bonsai deve ser regado quando a terra estiver seca, mantê-la sempre úmida pode causar crescimento indesejado.
Mais informações: http://www.projetobonsai.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário