segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bonsai: Cuidados e curiosidades

Bonsai comprarBonsais, aquelas pequenas e charmosas árvores tradicionais da cultura japonesa, são mais do que uma simples planta dentro de um vaso, apesar do significado do termo que em japonês quer dizer “árvore em uma bandeja (vaso ou bacia)” (bon = vaso e sai = árvore).

Os atributos que um bonsai precisa apresentar são os traços que o fazem parecer com a planta em tamanho convencional. Cuidar da pequena árvore é uma arte, requer dedicação e técnica que permitem recriar em pequena escala características como o envelhecimento dos galhos, a ação da gravidade, o padrão de crescimento.


Origem do Bonsai
Apesar de ser impossível desassociar o bonsai da cultura japonesa, há indícios de que este tipo de cultivo tenha sido adotado primeiramente na China e levado para o Japão por monges.

Em outras épocas o bonsai deveria crescer no máximo 50 cm, atualmente são aceitos tamanhos maiores. De acordo com seu crescimento, um bonsai pode ser classificado entre seis tipos diferentes:

- Mame, com até 12cm;
- Shohin, com até 25cm;
- Chuin, que chega a 45cm;
- Chumono, até 90cm;
- Omono, até 130cm;
- Hachi-uye (geralmente plantados em jardins, não sendo considerados bonsai), acima de 130cm;

Bonsai: Como cuidar
BonsaiO cultivo do bonsai exige cuidados comuns da jardinagem e técnicas específicas que fazem com que a miniatura se assemelhe à árvore e tamanho comum. Por isso, é importante ter alguma noção artística que permita recriar as proporções entre o tamanho do bonsai, a quantidade de galhos e a grossura do tronco.

O principal fator que inibe o crescimento da árvore é a restrição de sua raiz. Dentro de vasos, a planta não consegue crescer livremente, como ocorreria na natureza. A parte externa ao solo dela acompanha o ritmo da raiz e também mostra-se reduzida.

Em alguns casos é preciso podar a raiz, geralmente em plantas mais velhas. Essa intervenção é geralmente realizada no inverno, quando a planta "adormece" e é feita também a troca da terra.

Há também adubos específicos que não apresentam excesso de substâncias como o nitrogênio, que aceleram o crescimento da planta. Somente a experiência no cuidado de plantas poderá indicar a periodicidade com que se deve fazer a rega. Depende das condições climáticas e outros fatores externos e internos. Um bonsai deve ser regado quando a terra estiver seca, mantê-la sempre úmida pode causar crescimento indesejado.

Mais informações: http://www.projetobonsai.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário