segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como cuidar de orquídeas: Vídeo traz dicas importantes sobre como cuidar da planta

Fotos de orquídeas: orquídea catleyaOrquídeas são plantas sensíveis e requerem alguns cuidados especiais. Por apresentarem lindas flores conquistam fãs facilmente, porém, algumas pessoas acabam perdendo suas plantas por não cuidarem adequadamente delas.

Por conta disso, elegemos algumas dicas básicas para quem deseja cuidar da saúde da orquídea garantindo que ela floreie. Veja também algumas fotos de orquídeas (Clique nas imagens para obter outras informações como preço de orquídeas) saudáveis, além das dicas em vídeo e texto sobre como cuidar da planta.

Comprar orquídeas: veja fotos, informações e preços de plantas



Como cuidar de orquídeas: 3 dicas básicas

Foto de Orquídea CatleyaRega: não exagere para mais ou para menos, busque o meio termo. Coloque o vazo sobre a torneira aberta até que o substrato fique bastante úmido. No verão regue de 3 a 4 vezes por semana, no inverno, uma ou duas vezes. Para saber quando é hora de regar, toque o substrato para perceber se ele está molhado ou não. Se estiver seco, é o momento de regar. Não deixe a orquídea constantemente mergulhada em água, dessa forma a planta poderá morrer por excesso de umidade.

Luminosidade: Orquídeas se dão bem em locais amenos em que elas recebam bastante luz, mas fiquem protegidas da incidência direta do sol. O ideal para as orquídeas é que peguem somente os primeiros raios da manhã. Varandas protegidas, banheiros iluminados, salas, e outros locais claros em que a planta receba luz indireta são os ideais.
Foto de orquídea vermelha
Replantio e adubação
: Não é obrigatório retirar a planta do vaso logo de início. Só será necessário o replantio em local maior caso as raízes da orquídea começarem a crescer além da capacidade do vaso.

Quando as flores da orquídea caem, significa que a planta entrou em estado de repouso que durará alguns meses. Durante esta dormência, não adianta tentar estimular a planta com adubos especiais para que ela floresça antes do tempo. Orquídeas são plantas de crescimento lento.

Quanto começarem a aparecer hastes e brotos da floração, então a aplicação de adubos pode facilitar o cresimento de flores.

24 comentários:

  1. quero saber se posso deixa-las sob a sombra de laranjeiras, pois tenho um pomar grande.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. as dicas são bem úteis!

    ResponderExcluir
  3. comprei duas orquideas vandas adultas ,uma Rhynchostylis gigantea Small Spots perfumada com 7 anos , e uma Ascocenda Somsri Nuggettplanta compacta. E estou perdida paguei caro por elas, e nao cuidar e nem como agualas nao sei se devo tira-las e plantar em outro vaso me ajude nao sei o que fazer

    ResponderExcluir
  4. oi, eu gostaria de saber se posso planta-lá no po de coqueiro, aquele miolo do coqueiro eu pego ele e esfarelo fica bem parecido com o po do xaxim

    ResponderExcluir
  5. REPOSTA PARA A DÚVIDA: "quero saber se posso deixa-las sob a sombra de laranjeiras, pois tenho um pomar grande."

    Sim, em geral a sombra das árvores que não descascam são excelentes locais para se cultivar orquídeas, melhor ainda se ela estiver protegida da face norte aonde o sol é mais quente. Orquídeas em geral se dão bem em locais amenos em que elas recebam bastante luz, mas fiquem protegidas da incidência direta do sol. Agora dependendo da espécie a necessidade de mais ou menos luminosidade varia.

    ResponderExcluir
  6. REPOSTA PARA A DÚVIDA DA LUCELIA:

    Olá, você comprou umas das mais belas orquídeas da natureza. A Vanda, com sua coloração diversa e exuberante é muito ornamental. Não é obrigatório o replantio pois as raízes da Vanda sobrevivem bem quando deixadas aéreas, é indicado apenas caso o tamanho do vaso esteja impedindo o crescimento da planta. Observe o crescimento das raízes e a proporção que a orquídea ocupa em relação à área total do recipiente. Caso perceba a necessidade, faça o replantio. Para a rega, a sugestão é que sinta com o dedo se o substrato está úmido, caso não esteja, regue a planta até que fique bastante úmida. Em geral, regue de 3 a 4 vezes por semana no verão e uma ou duas vezes no inverno. Elas devem ser cultivadas sempre à meia-sombra em substrato próprio para epífitas, como fibra e casca de coco, cascas de árvores, carvão vegetal, entre outros, preferencialmente em orquidários telados ou estufas. Multiplica-se por divisão da planta, preservando a estrutura completa das mudas, com folhas e raízes. Para maiores informações contate o Vandario Mokara, especialista em Vandas: http://www.mokara.com.br/index.php?cmd=cultivo

    ResponderExcluir
  7. REPOSTA PARA A DÚVIDA: "Gostaria de saber se posso planta-lá no pó de coqueiro?"

    Sim, pode. O importante é que o substrato acumule água, pois isso apodrece a raiz das orquídeas impedindo-as de se alimentarem. Cada espécie de orquídea se adapta a um substrato diferente, mais em geral uma mistura de casca de árvore, fibra de coco e carvão vegetal vai muito bem. A base do pote poderá conter uma pequena camada de argila expandida ou até restos de telhas de barro para melhorar ainda mais a drenagem. Você encontrará substratos prontos em orquidários e gardens.

    ResponderExcluir
  8. ola. ofereceram-me uma orquidea e consultei este site para saber como cuidar dela até porque gosto muito destas plantas, mas ela está a ganhar umas pintinhas acastanhadas na flor, é normal?

    ResponderExcluir
  9. ganhei um oncidium lanceanum a dois anos e ela nao deu mas flor coloquei npk 101010 mas nao resolveu.nao sei cuidar dela o que devo fazer para vela flora novamente.

    ResponderExcluir
  10. Achei excelente o video porém continuo com uma dúvida. comprei uma orquidea com 3 astes cheias de flores. quando as flores cairam as astes começaram a amarelar. O que fazer? posso cortar as astes que outros brotarão?

    ResponderExcluir
  11. tenho 3 catleyas om espATAS florais na 1 delas as espatas eram finas e a planta ainda jovem a s espatas abriram e nada de flor,na 2 catleya, a espata abriu e no meio na junçao da folha cresce um peqno pendao, sera 1 haste de flor?
    na 3 catleya a espata floral é be grande ja abriu ate a metade e a haste esta bem grossa, sera q pe,lo menos nessa posso esperar uma flor?elas estao em local bem iluminado,rego com NPK 4 14 8, e adubo foliar PETER indutor de floraçao,mas mudei de vaso e de posiçao as 3 plantas sera q isso atrapalhou a floraçao?
    oq posso fazer p/ter pelo menos a floraçao de 1 delas?

    ResponderExcluir
  12. Qdo as folhas caem e a haste fica seca....amarela e fica seca o que devo fazer??? arranco a aste? Vai crescer nova? Ou não...ele revive? Me perdoa a ignorância mas é a primeira orquidea que ganho não quero perdê-la...é uma veiling holambra DENDOBRIUN NOBILY...Ogda desde já.

    ResponderExcluir
  13. como cuidar de uma orquidea aeria vanda

    ResponderExcluir
  14. Prezada Diane,
    Pela sua descrição, provavelmente o pó preto deve ser fumagina, fungo preto que se desenvolve no liquido açucarado expelido por pulgões ou cochonilhas. A fumagina não causa mal nenhum à planta, é só lavar as folhas e os pulgões, com a lavagem das folhas, serão eliminados. As manchas pretas provavelmente podem ser cercospora, o ideal era ter pelo menos uma foto antes de recomendar algum produto, pois só com descrição fica difícil identificar.
    Boa sorte com suas orquídeas!
    Dr Planta

    ResponderExcluir
  15. Oi, adorei o video,tenho varias especies desta maravilhosa planta no meu quintal! eu coloquei um sombrite e plantei elas em tocos apodrecidos outas em um pé de graviola elas parecem falar comigo de tão satisfeita que elas estão.

    ResponderExcluir
  16. as folhas da minha orquídea caíram. o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta para a sua questão já está sendo avaliada pela nossa equipe e em breve postaremos.

      Excluir
    2. Não é comum as folhas da sua orquídea caírem. Ela pode ter apodrecido por excesso de água no vaso.
      As orquídeas gostam de água, mas não pode haver acúmulo de água no recipiente em que elas estão.

      Excluir
    3. E se as flores caírem?O que faz?

      Excluir
  17. As flores da minha orquídea cairam.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. Ajudeeeeeeeem-me, por favor!!!! Cheguei hoje em casa e as folhas da minha orquídea estavam soltas... Entrei em desespero, pois tenho carinho enorme por ela!!!! O que eu faço?!??!?! Ela sobreviverá?!?!??!? Quanto tempo demorará para uma nova folhagem?!?!?!?

    ResponderExcluir
  19. As folhas da minha orquídea caíram!!!! Cheguem em casa e notei que algo não estava bem!!!! E quando me aproximei... fiquei muuuuuuuuuuito triste!!!! Ela sobreviverá?!!??? Quanto tempo levará para ganhar novas folhas?!?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá não é comum caírem as folhas da sua orquídea. O normal é caírem as flores ao término da florada.
      Algumas coisas podem ter acontecido para que isso tenha ocorrido. Tanto o excesso de água quanto a falta de água são prejudiciais. ALgum fungo ou bactéria pode ter atacado ela também. o ideal é você nos mandar uma foto para que possamos tentar ajudá-la.

      Excluir
    2. Oi devo cortar quando cai as flor?

      Excluir