quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Flores comestíveis. Já experimentou?


Se assunto é flores, conheça aquelas que além de ornamentais podem ser saboreadas. Só que é importantíssimo lembrar que as flores utilizadas na alimentação não são as mesmas comercializadas em floriculturas tradicionais, pois estas são cultivadas com produtos químicos que podem causar sérios problemas para a saúde.

As flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico no seu cultivo. Além disso, é fundamental saber que não são todas as espécies que podem ser ingeridas. Existem flores que apresentam princípios tóxicos e não devem ser usadas na alimentação de forma alguma como, por exemplo, as violetas africanas, os crisântemos, o copo-de-leite, o lírio, entre outras.

Conheça algumas das flores que podem ser usadas na alimentação:

Capuchinha (Nastúrcio) - A mais usada em restaurantes finos, que geralmente usam suas folhas e flores em saladas. A capuchinha tem um sabor picante, que lembra o do agrião. É rica em vitamina C e, segundo os especialistas, apresenta propriedades digestivas.

Calêndula - Esta flor acrescenta um colorido muito bonito à salada, mas o miolo deve ser retirado na hora de comer. O uso da calêndula na alimentação não é recente: há muitos anos ela já era utilizada por ser um bom corante para caldas e bolos.

Amor-perfeito – Esta flor é bem versátil e bonita. Pode ser usada tanto nas saladas como para decorar as sobremesas. Com a vantagem que podemos comer também a decoração!

Rosa – Além do visual, a rosa acrescenta um suave perfume aos pratos que acompanha. É muito usada para aromatizar e decorar doces com caldas e é irresistível numa salada.

Borago – Também conhecida como borragem. É uma planta medicinal (Borago officinalis) usada como expectorante das vias respiratórias e fornece certa dose de vitamina C. Algumas pessoas acham seu sabor semelhante ao do pepino. As folhas são usadas em compressas para suavizar problemas de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário