terça-feira, 3 de novembro de 2009

Aprenda como cuidar das rosas



A rosa é a flor que está diretamente ligada a diferentes culturas. De acordo com a mitologia conta à história que a Deusa Cibeles criou a rosa, em represália a uma competição de beleza com a Deusa do amor Afrodite. Já, segundo uma lenda islâmica, a rosa branca nasceu do suor exalado por Mahoma, quando subiu à montanha sagrada. No cristianismo, a rosa teve um papel importante. A Virgem Maria era representada por uma rosa que simbolizava o mistério da vida. Os alquimistas acreditam que a rosa era o único ingrediente que compunha o elixir da eterna juventude.

Com tantas origens e significados, a rosa é uma das flores prediletas dos brasileiros. Sendo uma preferência nacional, elaboramos algumas dicas e cuidados que ajudarão você a cuidar melhor das suas rosas. Confira abaixo:

Cuidados Básicos
Assim como a maioria das flores as rosas necessitam:
- Sol – No mínimo 6 horas de sol diariamente, menos horas de sol... menos flores;
- Boa terra – bem drenada é capaz de prender a umidade. Deve ser enriquecida com composto orgânico;
- Cuidados extras – Regue bem em dias secos para mantê-las hidratadas, aplique fertilizantes específicos para rosas a cada 60 dias.

Os Arranjos
- Não deixe as folhas inferiores dentro d´água;
- Troque diariamente a água e corte em diagonal 2 cm da base;
- Borrife sempre que possível as rosas e as folhas;
- Deixe as rosas em lugar arejado, nunca na corrente de ar. Evite o contato de raios solares diretos e temperaturas muito elevadas;
- Se possível coloque 1/2 colher das de café de água sanitária em mais ou menos 1 litro d água.

Plantando Rosas
- Mantenha as raízes das rosas sempre úmidas antes de plantar;
- Coloque-as em um balde com água morna por uma hora antes de plantar;
- Faça um buraco grande para que caiba toda a extensão das raízes;
- Coloque o nódulo (uma área mais grossa do caule situada entre a raiz e os bastões) pelo menos 2 polegadas abaixo da linha do solo, e, por fim, preencha o buraco com terra úmida e enriquecida com composto orgânico.


Inimigos das Rosas
A beleza das rosas tem pelo menos dois inimigos certos: FUNGOS E INSETOS.
Para enfrentá-los, é preciso observar certos detalhes:

- Observe sempre as roseiras: Fazendo inspeções periódicas é possível identificar qualquer problema ainda no início e tratar logo de combatê-lo;
- Faça aplicações periódicas de produtos preventivos (contra fungos, principalmente), os riscos dos ataques serem mais severos ficam reduzidos;
- Garanta sempre uma boa alimentação: A nutrição é fator fundamental para o bom desenvolvimento das roseiras e sua saúde. Uma fertilização orgânica, feita periodicamente, fornece à planta boas quantidade de macro e micronutrientes, tornando-as mais resistentes aos ataques de insetos e doenças;
- Mantenha o "exército natural" de defesa: A natureza é sábia e juntamente com as pragas, criou também seus amigos:
- As joaninhas são excelentes predadoras dos pulgões, os pássaros combatem as lagartas, hortelã plantada nos canteiros espanta as formigas.

39 comentários:

  1. Tenho roseiras no sítio, porém elas estão com fungos. Gostaria que me orientassem sobre quais produtos e cuidados que devo ter?
    Maria de Fátima

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria de Fátima!
    Obrigado pelo seu contato. Você pode encaminhar para o email dr.planta@mbflores.com.br uma foto da roseira infectada para analisarmos melhor?

    Um grande abraço,
    Equipe MbFlores

    ResponderExcluir
  3. Minha roseira estar com as folhas bracas, e eu não sei o que é, gostaria que orientassem o que devo fazer?
    Adriana Caetano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece por causa de queimadura de sol.

      Excluir
  4. Drika, fizemos uma postagem especial para responder sua dúvida, acesse:

    http://mbflores.blogspot.com/2010/10/como-cuidar-de-rosas-o-que-fazer-quando.html

    Se tiver novos problemas, volte a entrar em contato.
    Muito obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Não. Você reproduz Rosas com estacas sem as flores.

      Excluir
  6. minha roseira está como as folhas todas cortadas
    o que fazer.

    ResponderExcluir
  7. As flores das minhas roseiras estão muito pequenas gostaria da sua orientação!!!
    Maria Eudes

    ResponderExcluir
  8. As folhas de baixo da minha roseira têm buracos brancos. O que faço?

    João Costa

    ResponderExcluir
  9. Prezado Sr. João, se esses buracos brancos forem bolinhas brancas podem ser insetos como cochonilhas. Se você conseguir tirá-los com a unha, certamente serão. Nesse caso qualquer inseticida a base de óleo de neem poderá repeli-los. Agora se for buraco mesmo, ausência de folha, pode ser algum outro inseto cortando as folhas como formiga, lagarta entre outras. Seria interessante identificar qual o inseto está prejudicando o desenvolvimento da sua roseira para podermos avaliar melhor e indicar algo...
    Grato, Dr Planta

    ResponderExcluir
  10. Todas as vezes que eu corto a rosa da minha roseira, a ponta de onde cortei começa a secar. Algumas folhas estao ficando extremamente secas. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Olá Martha, seguem algumas dicas para a poda da sua roseira:
    1) Realize a poda para remoção de uma haste com flor (1/3 a 2/3 do comprimento do ramo). O corte deve ser um pouco acima de uma gema, inclinado.
    2) Antes da poda, limpe a lâmina do canivete (por exemplo, algodão com alcool).
    3) No local do corte,proteja-o com sulfato de cobre.
    4) A frequencia de corte com hastes muito longas pode enfraquecer a planta com o passar do tempo

    ResponderExcluir
  12. Quantas vezes por ano deve se podar a roseira?

    ResponderExcluir
  13. A Roseira pode receber uma poda mais radical no inverno com acréscimo de matéria orgânica para que floresça ainda mais bela no verão...

    ResponderExcluir
  14. Amei aprender sobre as rosas, quero saber, como fazer para ter rosas o ano inteiro.

    ResponderExcluir
  15. Na verdade com um único pé de rosa não se consegue flores o ano inteiro, pois sempre após as podas é que elas florescem: na primavera e verão com uma boa adubação elas florescem mais.

    Para se ter um canteiro de rosas sempre florido temos que plantar varias espécies e cores assim como cada uma tem sua época de florescimento teremos a maior parte do ano com flores(uma hora a vermelha outra a rosa, branca, amarela... e assim por diante)

    A época mais recomendada para a poda é agora no inverno. Sempre após as flores caírem é recomendado a retirada do botão velho assim ele brota mais rápido e floresce mais rápido.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia.
    Tenho duas roseiras no meu quintal e o meu cachorro a quebou, eu a coloquei no mesmo lugar com um barbante, ela vai morrer ou vai se juntar com o outro pedaço q quebrou?
    Por favor me ajude pois essa roseira é uma homenagem....

    ResponderExcluir
  17. Muito provavelmente a roseira não ira se unir novamente, o que pode ser feito é efetuar um corte com uma tesoura e estaquiar (enterrar) esta haste cortada que ela ira brotar novamente.

    Cuidados

    Regar sempre ate enraizar.
    Caso a haste esteja seca não adiantara mais.

    ResponderExcluir
  18. olá
    Eu gostaria de saber como prevenir o cancro de haste e saber do que, esta doença que dar nas minhas roseiras, é causada.

    ResponderExcluir
  19. O cancro da haste que ocorre nas roseiras é causada por um fungo chamado coniothyrium werndorffiae, este fungo se desenvolve em plantas “fracas”, em condições de alta umidade e temperatura amena.
    O seu controle é obtido através da eliminação das partes afetadas, por meio de podas e retiradas de restos vegetais do solo que podem aumentar a umidade próximo à roseira.
    A pulverização com fungicidas (produtos agroquímicos) não é recomendado para o uso doméstico. Assim recomenda-se o uso da calda bordaleza, encontrados em casas agrícolas.
    Uma adubação correta também é fundamental, pois quando ela é mau realizada pode favorecer o desenvolvimento de doenças.
    A adubação deve ser baseada em analise de solo, que pode fornecer os parâmetros corretos dos níveis de nutrientes no mesmo.

    ResponderExcluir
  20. AI que beleza eu estava seguindo o processo ai eu penssei af n vai da rosa n no dia seguinte abriu um botaozinho ai to tao feliz :D

    ResponderExcluir
  21. milha rosa esta caindo as pétalas que vou fazer ?

    ResponderExcluir
  22. Ola, vou comprar algumas rosas, como devo cuidar delas? Onde devo deixa-las? Sou leigo... Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Oi,as rosas de minha mae estao fracas o que devemos fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso recomenda-se a poda e a adubação: O sulfato de cobre pode ser aplicado como fungicida, mais conhecido como calda bordalesa, 1ª. dissolva o 100 Gr de sulfato de cobre em 5 L de água por 24 horas, depois misture 100 Gr de cal em outros 5 L de água e depois misture tudo, coe e pulverize sobra as plantas

      Excluir
  24. minhas rosas estao seca o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta pergunta é muito abrangente e fica difícil de dizer qual é o problema dela, mas no inverno é muito comum a incidência de um fungo chamado de oidio que derrubam as folhas conferindo um aspecto de seca, normalmente é recomendado a poda das roseiras retirando todos os galhos secos e ramos que já floresceram nesta época do ano e a realização de uma adubação que pode ser com 10-10-10 + torta de mamona 25gr de cada por planta, com a chegada da primavera elas irão brotar e florescer, vale a pena indicar a poda e a adubação.

      Excluir
  25. Quando poda a roseira como posso proteger com sufato de cobre ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sulfato de cobre pode ser aplicado como fungicida, mais conhecido como calda bordalesa, 1ª. dissolva o 100 Gr de sulfato de cobre em 5 L de água por 24 horas, depois misture 100 Gr de cal em outros 5 L de água e depois misture tudo, coe e pulverize sobra as plantas

      Excluir
  26. A minha roseira estava com vários botões,mas tds morreram antes de abrir...o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Roseiras - a roseira pode abortar seus botões florais por vários motivos:
      1 - stress hídrico, a falta de água pode causar a queda dos botões florais;
      2 - fungos existem vários fungos que "atacam" as roseiras uma muito comum nas flores é a botris ela ocorre em baixas temperaturas, excesso de umidade e falta de ventilação.
      3 - ataque de insetos e deficiência nutricional,
      Para diagnosticar melhor necessitaríamos de mais dados.

      Excluir
  27. meu pe de rosas esta morredo.o q devo fazer/

    ResponderExcluir
  28. eu sei que rosas gosta de agua . mas qual a quantidade nescessaria

    ResponderExcluir
  29. a rosa deve ser cuidada em terra ou em agua?

    ResponderExcluir
  30. tem semente para plantar rosas brancas ,vermelhas,amarelas e etc

    ResponderExcluir
  31. Boa Tarde!
    Tenho um um pé de rosa, que ele dá cada broto a coisa mais linda, só que não florece, já podei varias vezes que o broto está muito longo e nada. O que pode ter acontecido, tenho uma leve lembrança k ele já deu flor, muito vaga.

    ResponderExcluir
  32. encontrei hoje uma rosa no chão e ela esta muito murcha o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, corte o caule dela na diagonal e coloque a mesma na água! Isso pode ajudar, mas lembre-se flores que já foram cortadas não irão durar muitos dias.

      Excluir