sábado, 1 de agosto de 2009

Como cuidar da Gérbera para que ela reviva e dê flores?


As Gérberas gostam de solo rico em matéria orgânica e bem drenado, ou seja, para melhorar as condições de drenagem, o ideal é que a mistura do solo contenha um pouco de areia.
As gérberas pedem solo sempre úmido, mas não encharcado. Folhas murchas geralmente indicam que está faltando água. Nos meses do outono e inverno, cuide para que não acumule água no pratinho que fica sob o vaso.
Em locais de clima ameno, a planta precisa de luz solar direta. Em regiões muito quentes, deve ficar à meia-sombra, pois a gérbera não suporta temperaturas muito altas. Por outro lado, em regiões muito frias e sujeitas a geadas, ela chega a perder as folhas no inverno. Caso não ocorra nenhum problema, a planta rebrota espontaneamente assim que a temperatura volta a se elevar.
Sua gérbera vai florescer bem no período entre a primavera e o outono. Assim que acabar a floração, corte as hastes das flores murchas, bem na base da planta.

29 comentários:

  1. minha gerbera esta com as folhas todas duras e parece estar morrendo,tem um botao que etava se desenvolvendo;agora parou seu desevolvimento e esta aparetemente morrendo.O que faço?comprei num vaso e permancece.Ela esta num local esterno com pouco de sol e sombra e venta tambem.Coloquei vitamina em pastilha da West Garden.

    ResponderExcluir
  2. Difícil imaginar o que pode estar acontecendo sem olhar ou ver como ela está se desenvolvendo no local. Agora, estas gérberas em vaso geralmente tem duração limitada mesmo pois são criadas em estufas em condições especiais que, em nossa casa ou escritório é difícil reproduzir. Apreciamos as flores enquanto duram, depois ficam só as folhas mesmo. Estas vitaminas , desconheço sua composição, adubo em excesso também pode danificar a planta... Bo sorte com a sua gérbera!

    ResponderExcluir
  3. Eu possuo um Gérbera e a crio em apartamento. Quais as dicas para cuidar dela melhor? (Ela fica na varanda).
    Att, Fátima Albuquerque (a resposta pode ser enviada no e-mail: hugosalbuquerque@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Posso transferir uma gérbera do vaso para o solo? Ou há diferença entre gérberas criadas em vasos para as criadas diretamente no solo?
    Aguardo retorno, quero fazer isso ainda hoje.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Fátima, suas gérberas devem ficar em um canto mais ensolarado da sua varanda, o solo deve ser composto de terra de jardim e terra vegetal, bem adubado, com regas regulares. Elas Apreciam o frio também. Multiplicam-se por sementes ou por divisão da planta.

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei um vaso de Gérbera do meu Filho Vini no dia internacional da mulher...Eu adorei...

    ResponderExcluir
  7. Olá. Comprei uma gérbera em um supermercado há 2 anos atrás. Tinha 3 belas flores vermelhas. 1 mês depois as flores murcharam e as cortei pela base; até hoje, nesses dois anos, nenhuma flor nova nasceu. Ela fica em meu apartamento, brisa muito leve, sol abundante, temperatura amena à morna e regas regulares (não em excesso, para não encharcar). Gostaria muito de obter flores dela novamente. Estou pensando em mudar de vaso, trocar a terra (para uma com um pouco de húmus e de areia), mas realmente não sei mais o que tentar. As folhas têm saído bem verdes e fortes, mas é só mato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria trocar de vaso. Assim as raízes se expandiriam e seria mais certo ela voltar a dar flores. Outra coisa: você deveria fazer algum tipo de adubação, principalmente com adubo rico em fósforo

      Excluir
  8. Pois é, eu tb gostaria saber, aconteceu mesma coisa comigo...agora cortei as flores murchas...e tb gostaria saber, pois li que elas são flores que deveriam ser colocadas em jardim para suas raízes crescer, mas em vaso, só a flor dura esse tempo e depois não crescem mais, e se crescer, as flores não ficam tão bonitas como da primeira floração....o que nos aconselham fazer com as nossas gerberas...obrigada!

    ResponderExcluir
  9. A gérbera é muito exigente na adubação e na irrigação. Se vc descuidar ela apodrece rapidamente! Ela precisa também de um substrato bem drenado e uma adubação com fertilizantes solúveis em água como o 20-20-20 na proporção de 10gr/10L uma vez por semana. Ela gosta de temperaturas mais elevadas e luminosidade indireta, pois o sol do Brasil é muito forte, na Europa eles tem o costume de plantá-la em jardins, aqui no Brasil seria muito difícil acertar um local que ela se adaptasse.
    Para florescer novamente ela deveria brotar lateralmente, mas as suas flores não seriam como a principal. Quando as flores murcham elas devem ser arrancadas inclinando a haste floral de um lado para o outro, o corte geralmente apodrece comprometendo a gema ou o “miolo” da planta e consequentemente o seu desenvolvimento ou florescimento.
    A troca de vasos vale a pena caso as folhas dela estejam muito exuberantes e desproporcionais ao vaso, sempre tomando o cuidado na escolha do substrato, sempre bem drenado.
    Os ácaros também adoram as gérberas... tomem cuidado com eles. O uso de inseticidas naturais também são recomendados.
    Boa sorte com a sua gérbera!

    ResponderExcluir
  10. Mas com esses cuidados, mesmo sendo compradas em supermercado e tendo vários anos de vida, elas voltam a florescer?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Dafne, as gérberas para voltarem a florescer devem reproduzir as condições do viveiro em que elas floresceram com adubação específica controle de temperatura e iluminação. Portanto em casa fica difícil conseguir estas condições.

    ResponderExcluir
  12. A minha gérbera fica na cozinha, sobre o armário. Mas essa semana, as flores murcharam antes de abrir, as folhas estão amarelas e murchas tb. Será que está apodrecendo? Devo tirar do vaso? Comprei em supermercado.Queria muito continuar com ela. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Olá Madelaine, pela sua descrição, sua gérbera pode estar muito enxarcada com água no pratinho e pode estar sofrendo com excesso de água. Outra problema seria falta de luminosidade suficiente ou excesso de calor. Verifique estes dois ítens e se for o caso, troque ela de lugar.


    ResponderExcluir
  14. Olá, Mb flores. Tudo bem?
    Bom, também comprei uma Gérbera num supermercado. E, de cara, evitei colocá-la no sol. Colocava o vaso num ambiente com claridade apenas. Mesmo assim, tanto as flores, quanto as folhas murchavam. Imagino que não foi só pelo calor que fazia, mas por a planta sentir com a mudança de ambiente. Então comprei uma tela de sombrite de cerca de 60% e coloquei o vaso embaixo. Mas primeiro cortei as flores, bem na base, e troquei ela de vaso para um maior, tomando cuidado para não ferir as raízes e não desfazer o torrão. Notei q ela parou de murchar e rapidamente começou a crescer. Eu pergunto: A partir de quanto depois do transplante eu devo começar a adubar? Pretendo usar um adubo NPK 4:14:8. Aguardo resposta. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. O tempo para o inicio da adubação após o transplante depende do substrato utilizado, os substratos que encontramos no comercio geralmente já vem com uma certa quantidade de adubo por isso podemos iniciar a adubação com o 4-14-8 granulado a partir do 30ª. dia com repetições a cada 3 a 4 semanas. Caso o fertilizante escolhido seja liquido, podemos iniciar a adubação a partir da 1ª. semana com intervalos de 7 a 15 dias. Cuidado com os excessos, muito adubo pode matar a planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MbFlores. Obrigado pela resposta. Gostaria de fazer mais 2 perguntas se me permite:

      1º) Por quê que o adubo líquido se usa mais cedo e com mais frequencia que o granulado?

      2º) Fazendo tudo isso que você explicou, com quanto tempo após o transplante eu posso esperar novas flores?

      Excluir
  16. comprei varias mudas e elas estavam um pouco murchas.plantei direto na terra sera que elas vão pegar.

    ResponderExcluir
  17. como fazer a reprodução de gérberas em casa.?

    ResponderExcluir
  18. Olá..me chamo Patricia , ganhei um gérbera hj de presente, moro em apartamento lugar meio geladinho e com bstante claridade durante o dia, ela esta na sala, e do jeito q eu ganhei toda linda na embalagem, não tirei ainda, posso ficar quanto tempo com a embalagem nela? e posso continuar a deixar na sala??
    fica próximo a uma sacada... e quantas vezes posso colcar agua nela.... dia sim , ou não??? me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  19. oi tenho uma gerbera rosa, ja faz alguns meses q ela esta com as folhas esbranquiçadas quais cuidados devo tomar para q ela volte a cor normal?

    ResponderExcluir
  20. Comprei uma gerbera que vinha com duas cores no vaso, rosa e vermelha. Mudei-a de vaso e reguei.A planta começou a ficar cm as folhas amarelas e a secar, acabaram por secar todas e vejo q ela esta a morrer. Mudei de vaso novamente e a terra estva molhada, sera q era agua a mais e calor. Tnho na sala ao pe da janela a smbra mas de manha esta calor q dá o sol. Será q ela sobrevive!?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde. Meus nome é Marlene e tenho um canteiro com gerberas de varias cores, gostaria que me indicasse qual fertilizante recomendado, pois normalmente qdo faço a limpeza de ervas daninhas coloco terra adubada, mas a partir de agora terei que usar algum fertilizante pois não há mais espaço para terra. Antecipadamente agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene, você poderá usar adubo 10x10x10 granulado a cada 3 meses, mas em pouca quantia para não correr o risco de queimar sua planta.
      Se preferir fazer fertilirrigação (regar dissolvendo algum adubo liquido) pode escolher uma formulação próxima do 20x20x20 e fazer a cada 15 dias.
      Boa sorte!

      Excluir
  22. Ha muito tempo tenho uma gerbera ela parou de flirir, estou querendo colocar ela no meu jardim , mas tem um problema moro no nordeste e meu jardim pega sol a tarde será que ela vai sobreviver? amo flores, minhas hortencias estão lindas, rosas menina, helicônias, e orquídeas tbm, tenho uma jardineira na calçada de 11 horas vermelhas elas estão lindas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gérbera dificilmente sobrevivera se for plantada no chão, elas exigem poucos cuidados como você mora no nordeste a temperatura não será um problema pois ela gosta de altas temperaturas mas não insolação direta sobre ela, ou seja muita claridade, temperatura em torno de 30ºc mas não sol direto sobre ela. A irrigação deve ser moderada pois o excesso de água pode apodrecer as raízes e condenar a planta. Adubação - ela é muito exigente com relação a sua nutrição caso a opção seja pelos adubos solúveis em água elas devem ser realizadas semanalmente, caso seja utilizados adubos granulados ele deve ser fornecido a cada 3 semanas.

      Excluir
    2. A gérbera dificilmente sobrevivera se for plantada no chão, elas exigem poucos cuidados como você mora no nordeste a temperatura não será um problema pois ela gosta de altas temperaturas mas não insolação direta sobre ela, ou seja muita claridade, temperatura em torno de 30ºc mas não sol direto sobre ela. A irrigação deve ser moderada pois o excesso de água pode apodrecer as raízes e condenar a planta. Adubação - ela é muito exigente com relação a sua nutrição caso a opção seja pelos adubos solúveis em água elas devem ser realizadas semanalmente, caso seja utilizados adubos granulados ele deve ser fornecido a cada 3 semanas.

      Excluir
  23. Que bacana vocês responderem as perguntas. Li todos os problemas relatados aqui e já sei o que fazer. Obrigada por dividir seus conhecimentos sobre esta bela planta.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde.
    Gostar de saber s e húmus de minhoca é um bom abudo para Gerbera? Tenho um minhocário caseiro e o meu húmus é fresco, Aguardo resposta,
    GrataMárcia

    ResponderExcluir