Se você adora cultivar plantas, ou morre de vontade mas
tem dúvidas de como cuidar delas e mantê-las vivas por mais tempo, não se
preocupe. Separamos algumas dicas práticas para você.
Escolha a espécie adequada
Não é qualquer tipo de planta que vai se ambientar à sua casa. Você precisa escolher uma que aceite as condições de luz, calor e espaço que tem disponíveis. Para isso, planeje onde irá colocar sua nova mudinha, pesquise e converse com o florista. Ele pode te recomendar a planta ideal.
Regue na hora certa
As plantas tem seu próprio tempo e demonstram quando precisam de água, é só ficar atento. Logo após plantar a muda, regue-a. Nos dias seguintes, você coloca os dedos na terra e checa se está úmida ou seca. Se estiver úmida, não precisa regar. Se não estiver, pode colocar a água – sempre na raiz, sem molhar as folhas. Se você estiver cuidando de arranjos, para garantir sua durabilidade e frescor, você pode misturar uma colher de vodca à água do vaso. Trocá-la a cada dois dias também ajuda.
Troque os vasos sempre que necessário
Quando o vaso começar a rachar ou as raízes da planta começarem a sair dele, é hora de trocar por um mais espaçoso. Também vale para quando ela parou de gerar brotinhos mesmo estando bem cuidada, ou quando a terra começa a ficar esbranquiçada.
Higienize suas plantas
Manter as plantinhas limpas também contribui para a saúde e a beleza delas – o acúmulo de sujeira pode atrapalhar até o processo de fotossíntese! Por isso, sempre que achar que as plantas estão com muita poeira acumulada na folhagem, passe uma esponja umedecida com água e sabão neutro pelas folhas. Se as folhas forem pequenas e aveludadas, utilize um pincel seco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário