segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Como cuidar das plantas nas férias?


Quando temos que nos ausentar de casa por um tempo prolongado e deixar nossas plantas sozinhas fica a pergunta: E agora? Será que ela vai aguentar ou vai morrer? Algumas plantas são muito sensíveis ao estresse hídrico e quando submetidas à ausência de água, não retornam ao estado que se encontravam antes e acabam por perecer.   Tem algumas dicas úteis nos casos em que ninguém ficará em casa para cuidar delas, regá-las ou mesmo conversar com elas (se você tiver o hábito de conversar com elas como eu tenho...)

Mas vamos lá:
A primeira dica é : se for possível recolher das varandas mais ensolaradas  algumas das plantas em vaso para evitar que o sol quente as castiguem na ausência de água, melhor. Caso seja uma planta da família das suculentas ou das cactáceas, não há muita necessidade porque essas aguentam longos períodos de estiagem. Caso contrário recolhê-las a um lugar mais brando, evitará que o substrato se resseque e ela sofra.

A segunda dica é quanto à luminosidade: não se esqueça que as plantas para produzirem energia e sobreviverem realizam fotossíntese e para este processo um dos elementos necessários é a luz. Portanto plantas que ficam em quartos escuros vão se enfraquecer e tendem a morrer dependendo do período que ficarem sem luz. Portanto deixe as plantas internas próximos à janelas ou locais com incidência de luz.

A terceira dica é quanto à rega: regar abundantemente é válido nos dias de ausência e se a planta tiver um pratinho você poderá deixá-lo com água ( e um pouco de borra de café para evitar a proliferação do mosquito da dengue) pois ela absorve água do pratinho quando o substrato secar. Há no mercado algumas soluções de gotejadores com timer para os que gostam de um pouco mais de tecnologia verde que podem ser usados. Nesse caso, o equipamento ligado à uma torneira poderá ser acionado segundo dias e horários previamente escolhidos. Estes equipamentos estão à venda em gardens e alguns supermercados.

Algumas dessas dicas se acolhidas podem evitar aquela desagradável surpresa quando retornamos das viagens: “ Pobre plantinha, não aguentou....” Pense nisso e boa viagem!
Marcos Daniel Rodrigues Brancher - Paisagista e sócio-Diretor da MbFlores - mdb@mbflores.com.br





3 comentários:

  1. Obrigada pelas informações... com tantas dicas posso ficar bem antenada nos cuidados das minhas plantinhas...

    ResponderExcluir
  2. Visualizei o vídeo postado no youtube, em seguida, resolvi acessar o blog. Muito bacana... valeu!
    Renata/Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  3. Não tenho muito jeito com as plantas, mas as adoro.

    ResponderExcluir