terça-feira, 8 de outubro de 2013

Plantas em escritório – parte II



No último artigo falei um pouco dos cuidados na manutenção das plantas em escritório, reforçando a necessidade de se escolher um lugar apropriado para colocar a planta e lembrando que tanto a falta quanto o excesso de água podem ser prejudiciais. Nesse artigo tratarei da escolha de espécies adequadas para o ambiente corporativo, um fator extremamente importante para o sucesso e bem estar das plantas.

O ambiente corporativo  na maioria das vezes é  um ambiente hostil para as espécies vegetais. O ar condicionado limita muito o número de espécies viáveis mas algumas tem sido usadas com relativo sucesso, sempre que mantido os cuidados básicos de manutenção. Dentre elas podemos destacar:

A zamioculca (zamioculca zamiifolia) é uma planta de origem africana da família das aráceas e que suporta bem ambientes menos iluminados e não requer regas abundantes. Suas hastes crescem pendendo para o lado mais iluminado do ambiente. Pode ser interessante para decorar uma recepção menos iluminada ao lado de um sofá em um vaso baixo.

A pleomele verde (dracaena reflexa) é uma planta também de origem africana da família das asparagaceas, bem ornamental e resistente à meia sombra a ao ar condicionado. A rega dessa planta deve ser quinzenal para que o substrato não fique encharcado. Uma poda esporádica é interessante para manter um formato mais elegante dessa planta que pode ser usada em vasos de 40 a 50 cm de boca com altura similar. São interessantes para cobrir quinas de salas e estão disponíveis comercialmente em um porte que varia de 1,20 a 1,50mt. Uma muda bem formada chega a custar R$ 120,00 no Ceagesp-SP.

A lança de São Jorge (sansevieria cilyndrica) é nativa da Àfrica Tropical e em seu habitat natural é de pleno sol, mas que tem resistido bem às intempéries nos ambientes internos. É uma planta que não possui folhas, suas hastes cilíndricas se projetam para cima e depois ligeiramente se vergam. Ficam muito elegantes em vasos vietnamitas e são comumente usadas em recepções ou em cantos onde não há muito espaço para plantas mais volumosas. Sua rega deve ser quinzenal ou mensal. 

 O Café de Salão (Aglaonema spp) é nativa da Ásia e pertence à família das Araceas. Existem muitas espécies de aglaonema com texturas e cores diferentes. Trata-se de uma planta que também se adapta bem à falta de luminosidade e ao ar condicionado. Podem ser usadas em vasos mais altos para contrapor ao seu pequeno porte (não chegam a atingir 1 mt) ou em bacias próximas ao chão. 

Há também outras espécies como o Pacová, a Palmeiras Raphis Excelsa, a Iuca e as Dracenas Poá  e Pau D´água que podem se adaptar mais facilmente a ambientes externos. No próximo artigo falarei um pouco da escolha adequada dos vasos para ambientes corporativos.

Marcos Daniel R Brancher
Paisagista e Sócio Diretor da Mbflores
mdb@mbflores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário