quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aprenda a montar uma horta em casa


Em pequenos ou grandes espaços, veja como é possível ter a sua própria plantação!

Comer verduras e legumes colhidos na hora não é privilégio de quem mora no interior. Aliás, já não é também somente de quem mora em casas e tem grandes espaços. Com um pouco de criatividade e cuidado, é possível ter sua própria plantação em qualquer lugar. 


Em grandes espaços, o ideal é plantar a horta em locais como jardins, que não precisam ser grandes. Segundo o engenheiro agrônomo Alexandre Fabbri, canteiros com dois metros de comprimento por um metro de largura ficam proporcionais. Para formar os canteiros, você pode cercá-lo com tijolos aparentes ou colocar pedriscos entre eles.

Para pequenas áreas, as jardineiras de cimento são mais adequadas. Os modelos ideais são aqueles com profundidade e largura mínimas de 30 cm e capazes de drenar o excesso de água. Assim você evita o excesso de umidade que pode apodrecer as raízes. Em geral, as hortas podem ser feitas em qualquer lugar, de pequenos vasos a grandes canteiros. O que muda são as espécies a serem utilizadas.

Confira abaixo as espécies mais indicadas para cada ambiente:

Grandes espaços (sítios e jardins)
Abobrinha, alecrim, berinjela, boldo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, melissa, milho, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate e vagem. 

Pequenos espaços (varandas de apartamento e quintais de casa) 
Agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho.

Hora de plantar

O primeiro passo na hora de montar uma horta é escolher o local correto, que deve ser plano ou levemente inclinado. Certifique-se de que esse lugar ficará exposto ao sol, pois locais assombreados não permitem o desenvolvimento adequado dos vegetais. Em apartamentos, esse local pode ser a varanda ou a área de serviço . 

O segundo passo é a criação de canteiros de plantio, onde se deve preparar o solo com uma parte de terra vegetal, uma parte de areia e uma parte de adubo ou esterco. A profundidade ideal para os canteiros é de no mínimo 30 cm, para que se tenha um bom enraizamento das plantas. 

Tenha em mente quais espécies vai usar. No mesmo vaso, você pode plantar até duas espécies, desde que as características delas sejam parecidas. Também é importante observar a distância entre elas. Manjericão e coentro, por exemplo, podem ser plantados no mesmo vaso, a uma distância de 30cm um do outro. Os dois devem ser plantados em solo médio, ou seja, nem arenoso, nem argiloso. Orégano e manjerona também podem ocupar o mesmo vaso, desde que estejam distantes 30cm e sejam plantados em solo arenoso.

Prepare o local


Elabore alguma maneira eficiente de drenar a água, pois as hortas precisam ser regadas constantemente (duas vezes por dia no verão e uma vez por dia no inverno), mas não podem ficar encharcadas. Se optar por plantar em um vaso, escolha os que tem furos na parte de baixo, ou fure-os você mesmo. 

Hortas vigorosas crescem em solos ricos em matéria orgânica com nutrientes e pH neutro. Por isso, escolha bem a terra que vai usar e, se preferir, prepare-a com adubo. Algumas terras já são preparadas e adubadas. Se preferir, ainda pode aplicar um condicionador de solo na terra. Esses produtos podem ser interessantes, porque além de fornecerem matéria orgânica, atuam na reestruturação do solo e seus nutrientes.

Escolha as sementes

Segundo o engenheiro agrônomo da Eucatex Agro, Edson Lisboa, o plantio pode ser feito de duas maneiras. Uma delas, mais demorada, é através da aplicação direta da semente no solo , que funciona para vegetais como cenoura e beterraba, por exemplo. A outra é através de mudas, mais prática, como no caso da alface e escarola.
Faça um buraco na terra de mais ou menos 1cm de profundidade, onde as raízes possam crescer, e coloque a muda. Depois, cubra com terra e aperte em volta para dispersar os bolsões de ar. Agora é só esperar crescer.

Cuide bem da sua horta

A manutenção de hortas é muito fácil. O único cuidado indispensável é regá-la diariamente para os vegetais cultivados não perderem o vigor. Se preferir, poderá adubar a terra com pequenas quantidades de adubo mineral ou outro tipo de sua preferência, sempre seguindo as instruções do fabricante. Quando elas começarem a morrer ou perderem a vitalidade, o ideal é recomeçar plantando outras mudas. 

www.mbflores.com.br

www.morumbiflores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário