segunda-feira, 4 de junho de 2012

Como cuidar das plantas no inverno. Paisagista fala sobre as espécies que suportam melhor as baixas temperaturas


Plantas como Ipê roxo, pata de vaca, primaveras, camélia, azaléia e gardênia chegam ao esplendor justamente durante a estação

Junho de 2012 - Chegou a estação mais fria do ano, com ela a preocupação de como cuidar das plantas e flores durante o período. Algumas espécies, como a Clivia Miniata e o Rododendron (Azaléia de jardim) sentem menos os impactos do frio. Mais resistentes, plantas como Ipê roxo, pata de vaca, primaveras, camélia, azaléia e gardênia chegam ao esplendor justamente durante as baixas temperaturas.

Durante os quatro meses da estação, algumas espécies, chamadas de caduca pois  perdem as folhas entram em um processo semelhante à hibernação, adormecendo. São plantas que diminuem a velocidade de crescimento e acumulam energia para florescer com força total na primavera como o Reseda cor de rosa e a Tipuana.

Alguns cuidados podem ser tomados nessa época. Vale a pena saber como podar, adubar e proteger cada uma delas conforme suas necessidades e características. Vamos a algumas dicas e explicações do paisagista e proprietário da MbFlores, tradicional floricultura paulistana, Marcos Brancher.

“Para plantas internas, o ideal é diminuir a freqüência das regas. No frio as plantas também precisam ser regadas, mas colocar água em excesso pode favorecer o desenvolvimento de fungos. É necessário também adubá-las periodicamente, muitas delas a cada 90 dias. As plantas em vaso precisam ser adubadas mais vezes do que as de quintal ou de espaço aberto. No mercado, existem diversos tipos de adubos, com micro e macronutrientes específicos para cada espécie de planta No vaso, o espaço para desenvolvimento radicular é menor e os cuidados precisam ser redobrados. Se utilizamos adubos líquidos por exemplo, a cada 15 dias se faz necessário repor o nível de nutrientes”, diz.

“ Para plantas externas, a necessidade de rega aumenta pois a estação do frio normalmente é a menos chuvosa do ano em cidades como São Paulo.”Ainda de acordo com o paisagista, deve-se aproveitar o inverno para podar e combater pragas e doenças. “Como a maioria delas reduz sua proliferação neste período, é um bom momento para controlá-las. Tenha bastante cuidado com algumas doenças originárias de fungos que aumentam principalmente quando temos invernos chuvosos”, finaliza Brancher.

Marcos Brancher, paisagista da Mbflores preparou uma lista com seis espécies de plantas que florescem no inverno:

Flor-de-maio - Também conhecida como flores-de-seda pode chegar a 60 centímetros de altura. Originárias do Brasil, florescem entre o outono e o inverno nas cores rosa, vermelha, branca ou amarelada, com uma fantástica beleza ornamental em seus tons dégradé.

Crisântemo - Deve ser mantido em local arejado, sem exposição direta ao sol. É ideal manter a temperatura entre 17 e 28ºC. Evite deixar água no pratinho. Não molhe as flores e folhas.

Tulipas - Suportam bem o frio, até porque precisam passar um período de baixas temperaturas para florescerem com qualidade. As tulipas são muito sensíveis a concentrações de sal elevadas no solo. Ambientes de baixa humidade provocam queimaduras nas flores e perdas excessivas de água

Ciclame - Deve ser cultivada sob meia-sombra, em substrato arenoso, fértil e bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Atinge 20cm. Propaga-se por sementes e tem sua origem na Grécia, Síria e Ilhas do Mediterrâneo.
Gardênias - Florescem nos meses mais frios do ano, geralmente junho e julho. Por serem flores exóticas, necessitam de bastante humidade e de luz forte, crescem a uma temperatura ambiente de 16 a 24°C.

Azaléia - O inverno é o clima propício para a floração. As azaléias são em geral cultivadas em canteiros, sozinhas ou em grandes maciços coloridos, como cerca-viva e como planta de vaso.


SOBRE A MBFLORES

A Mbflores é o braço virtual da Morumbi Flores, tradicional floricultura paulistana fundada em 1º. Maio de 1974 por Jacob Napoleão Brancher,localizada no bairro do Morumbi em São Paulo. Atualmente a Morumbi Flores atua em três segmentos: venda e entrega de flores e arranjos, decoração de flores e jardinagem. Possui três lojas físicas e uma virtual denominada Mbflores. Emprega entre floristas, motoristas, jardineiros e pessoal administrativo e de vendas cerca de 50 colaboradores. O atual diretor administrativo e representante legal da empresa é Marcos Brancher, filho do fundador, que entrou na Morumbi Flores em 1994. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário