sexta-feira, 20 de abril de 2012

Matéria Ciranda no Bairro - Plantas e flores invadem o ambiente empresarial


Ambientes empresariais lembram papéis, reuniões, metas e muitas outras cobranças, porém para torná-lo um espaço mais agradável e prazeroso, já que as pessoas passam a maior parte do tempo dentro deles, torna-se comum trazer para estes locais plantas, flores ou projetos completos de paisagismo

Segundo Marcos Brancher, paisagista da MbFlores, tradicional floricultura paulistana, um simples arranjo ou um vaso de planta em locais como recepção, escritório, sala de reunião, corredor e hall pode quebrar o clima hostil do ambiente e gerar maior produtividade, além de amenizar o efeito ‘selva de pedra’ muito comum nos centros urbanos, onde impera a poluição visual e do ar. 

"No local de trabalho geralmente as pessoas sentem muita necessidade do contato com o verde, de estar em um lugar mais arejado, mais agradável, sem tanto ‘cimento’, porém é preciso planejar e escolher as plantas corretas, capazes de suportar a sombra, o ar condicionado e o sol, quando expostas nos espaços externos", afirma Brancher. 

Ainda de acordo com o paisagista, as espécies mais indicadas são aquelas com folhagens perenes, que demoram a ressecar. Porém, não se deve colocá-las muito próximas ao ar condicionado. Plantas com folhagens muito pequenas devem ser evitadas, pois podem cair com o vento. “Entre as mais indicadas estão a Lança de Seu Jorge, a Luca, todas as Chamaedoreas, as calatheas e as Suculentas. Caso a empresa tenha um espaço externo, vale a pena investir em vasos que suportem plantas ou flores de volume e durabilidade, como a Azaléia, a Pata de Elefante e os Pândanus”, acrescenta o paisagista. 

Com relação aos vasos que servem de suporte às plantas a tendência é trocar os cachepôs de vidro com acabamento de casca de pinus por novos modelos em resina e polipropileno. “Há boas empresas no mercado com uma diversidade grande de cores e modelos, além do que são duráveis, mais leves e práticos“, acrescenta o paisagista. 

Ao pensar em um projeto de paisagismo para ambientes comerciais é necessário consultar um especialista para que ele oriente sobre as espécies ideais e desenhe um projeto que aproveite o espaço disponível. “Tudo depende do objetivo da empresa, é preciso levar em consideração desde o ambiente, a cultura da empresa e a importância que se dá às plantas” conclui Marcos Brancher especialista em manutenção de áreas verdes.


Marcos Brancher 

Paisagista e especialista em manutenção de áreas verdes da Mbflores

Nenhum comentário:

Postar um comentário