sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dúvida sobre roseira


Olá, boa tarde!

Gostaria imensamente se puderem me ajudar com uma dúvida que tenho.

Tenho uma roseira vermelha, que foi feita de muda de estaca, dela já tirei 2 mudas e plantei, já são adultas.

Ultimamente toda estaca que eu planto em terra vermelha no saquinho sem adubo nenhum, brota. Enche-se de folhas e derrepende depois de muitos dias, ela começa a murchar, seca a estaca e morre. O que está acontecendo, pode me dar uma dica pra eu conseguir que a muda de estaca vingue?

A roseira dá rosas vermelhas e bem grandes, porque as 2 primeiras mudas deram certo e agora estão morrendo depois de pegadas?

Aguardo uma resposta à minha dúvida.

Antecipadamente agradeço a ajuda.

Atenciosamente,
Sônia



Olá Sra. Sônia, obrigado pela sua pergunta!
A época do inverno não favorece a estaquia da rosa, pois ela desenvolve diversos tipos de doenças como o oídio que causa a queda das folhas e posterior secura da planta.

Outra doença que pode estar afetando as mudas pode ser reflexo do excesso de agua que pode causar a podridão das raízes e a consequente secura da haste e queda das folhas. Precisamos verificar a ordem dos fatos para definir a real causa, por este motivo os produtores de rosas utilizam uma variedade rustica como porta enxerto eliminando perdas por podridão das raízes. As mudas sem enxertia também podem ser feita mas elas estão mais susceptíveis as doenças do solo.

Por isso devemos dar preferencia à estaquia no verão e sempre que possível efetuar a enxertia.

Dr. Planta

Nenhum comentário:

Postar um comentário