segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como cuidar de um pé de pimenta?

Na última semana, recebemos uma dúvida via Twitter:

“@mb_flores como cuidar de um pé de pimenta? Muita luz, pouca luz, freqüência pra rega? Tentarei mandar uma foto para vcs verem."

Segue resposta da MbFlores especialmente para @socoisaslegais:

Pimenteira pouco antes do tempo de colheita
O pé de pimenta deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Fica a dica: sempre que o substrato estiver seco, o ideal é mantê-lo ligeiramente úmido sem encharcar.

A pimenteira aprecia adubações semanais durante o crescimento e floração e adubações quinzenais durante a frutificação. Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. Mutiplica-se por estaquia e mais comumente por sementes. A colheita inicia-se de 100 a 120 dias após o plantio.

O que você achou da resposta? Deixe seu comentário.

11 comentários:

  1. Muito legal! Vou ver se assim meu pé de pimenta vai pra frente! Depois posto uma foto pra vocês.
    Muito obrigado pelas dicas.

    @socoisaslegais

    ResponderExcluir
  2. Como fazer a colheita? Comprei um pé e as pimentas já estão bem vermelhas. Devo corta-las? Arranca-las? De que forma? As pimentas ainda estão firmes mas as folhas estão murchando. Por que será?

    Obrigada,
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que sempre que o pé de pimenta dá frutos (pimentas) ela gasta muita energia e tira das folhas. De tempos em tempos, depois da colheita, é recomendado replantá-las e adubar a terra. Espero que tenha ajudado. Bjs

      Excluir
  3. gostei das dicas!]
    estou com um pé de pimenta de mesa!
    depois posto fotos!

    ResponderExcluir
  4. legal mas deveria ser mais completa, por exemplo tipo de adubo, mata pragas, como fazer para deixar pimenta mais bonitas , e folhas mais verde etc,,etc..etc

    ResponderExcluir
  5. “Sr. Rau obrigado pelas sugestões , vamos preparar mais material sobre pimentas e apresentá-los oportunamente...”

    ResponderExcluir
  6. nao entendo o que tipo de adubacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pimenteiras gostam de altas temperaturas, por isso elas não ficam muito bonitas no inverno, elas gostam de muita insolação mas devemos tomar o cuidado e verificar a sua procedência, pois caso ela tenha sido cultivada em estufa devemos aclimata-la para que possa ser plantada a sol pleno evitando o risco de queima-la com o sol. A sua multiplicação geralmente é realizada por sementes, elas não toleram solos encharcados, por isso devemos utilizar uma terra com boa drenagem, a adubação pode variar conforme a disponibilidade da região, existem várias formulações de adubos comerciais do tipo hobby comercializados em garden centers e floriculturas, a indicação mais barata é o 10-10-10 que pode ser colocado uma vez por mês 20 Gr/planta, ao adubar deve-se tomar o cuidado de não deixar o adubo em contato com a planta, pois pode danificar a pimenteira

      Excluir
  7. como fazer estaquia da pimenta malagueta, tem como??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Multiplicação da pimenta malagueta, a pimenta é multiplicada através do plantio das sementes, é so retirar as semente de uma pimenta madura e deixar secar a sombra, após estarem secas é semear em um vaso ou no canteiro e quando elas tiveram com 10cm é transplantar para o local definitivo.

      Excluir
  8. Amei as postagens, Obg pelas informações super objetivas!

    ResponderExcluir