segunda-feira, 21 de março de 2011

Tulipa: saiba mais

Tulipa
Tulipa é o nome popular dado ao extenso grupo de espécies, variedades e híbridos do gênero Tulipa. O nome tem origem turco-otomana tülbend que significa turbante, uma alusão ao formato da flor. As folhas da tulipa podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança).

A flor solitária surge do centro da folhagem em uma haste ereta. Podem ser simples, com seis pétalas, ou dobradas e apresentam cores, formas e bordas muito variadas e em diferentes combinações. A Holanda é o maior produtor mundial de tulipas e estas flores tem uma enorme importância econômica para este país.

Os bulbos importados e aclimatados para os trópicos são plantados em vasos geralmente, mas podem ser distribuídos em canteiros e maciços formando belos conjuntos. Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima tropical, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural.

Deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica a pleno sol ou meia-sombra. Aprecia o frio e requer regas regulares. Multiplica-se por bulbos.


Ficha técnica
Origem: Europa e Ásia
Nome Científico: Tulipa hybrida
Nome Popular: Tulipa
Família: Liliaceae
Divisão: Angiospermae
Ciclo de Vida: Anual

Conteúdo originalmente escrito Raquel Patro, disponibilizado sob a Licença Creative Commons no site Jardineiro.net


Presenteie com Tulipas!

Simple Tulips

Tulipas com Amor


Arranjo de Tulipa

Mais opções de arranjos com Tulipas disponíveis neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário