sexta-feira, 11 de março de 2011

Como cultivar cercas vivas

Foto: Manoel Netto
As cercas vivas são esteticamente perfeitas para o caso de quem está pensando em separar áreas sem utilizar materiais artificiais. Contudo, é preciso saber que para cultivá-las são necessários alguns cuidados para obter bons resultados e plantas sadias. Então, quais espécies utilizar? 

Os arbustos são considerados ideais para a formação de cercas vivas, pois geralmente não ultrapassam três metros de altura e possuem galhos que saem do solo em substituição ao tronco. Também são capazes de encher de flores e folhas coloridas.

Plantio
Quando for iniciar o plantio, o ideal é escolher um solo rico em substâncias nutritivas. Para conseguir isso prepare-o com areia de rio, pois ela possibilita o arejamento e a drenagem da água. Use também terra comum para conservar a umidade do solo e acrescente terra vegetal para obter mais nutrientes.

Mistura padrão: 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de areia de rio.

Você poderá optar por vasos ou jardineiras caso não possa plantar os arbustos direto nos canteiros. Neste caso lembre-se também de facilitar a drenagem colocando um pouco de cascalho no fundo do recipiente.

Mistura (vasos ou jardineiras): 1/4 de composto orgânico, 1/4 de areia, 1/4 de terra vegetal e 1/4 de terra comum.

Caso necessite transplantar o arbusto, regue a planta algumas horas antes e deixe-a descansar à sombra. A umidade facilitará a sua remoção juntamente com as raízes. Após o replantio, coloque a planta em local com pouco sol e longe de correntes de ar por, no mínimo, uma semana.

Cuidados
Não importa se o arbusto foi plantado no canteiro, vaso ou jardineira, o importante é que seja observado com regularidade e receba tratos e cuidados. Verifique se as plantas nasceram sadias, com caules retos e firmes, folhas verdes e sem manchas. IMPORTANTE: retire as ervas daninhas, as folhas secas e os botões murchos.

Espécies mais indicadas para formação de uma cerca viva
- Lanterninha chinesa (Abutilon)
- Bela-Emilia (Plumbago capensis)
- Violeteira (Duranta repens)
- Azaléia (Rhododendron)
- Roseira (Rosa sp.)
- Camélia (Camellia japonica)
- Mimo-de-vênus (Hibiscus rosa-sinensis)
- Malvavisco (Malvaviscus mollis)
- Cróton (Codiaeum variegatum)



Com informação do site Jardim e Flores







Nenhum comentário:

Postar um comentário