quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Azaléias: saiba mais

Esta semana a MbFlores está com o estoque repleto de Azaléias. Saiba mais sobre esta bela planta:

Origem
A azaléia é uma planta originária da China e do Japão. Foi levada Holanda e Bélgica, onde foram melhoradas geneticamente. O resultado das melhoras genéticas possibilitou a existência variada de azaléias de diferentes cores, entre elas vermelha, rosa, branca, roxa e mesclada.

Ciclo
O ciclo de produção da Azaléia dura cerca de 13 meses. As mudas são formadas a partir de 5 cm, devem ser enraizadas com estacas em bandejas apropriadas. Após 10 semanas são transplantadas para o vaso definitivo.

Nos meses seguintes devem ser realizadas de 2 a 3 podas para que se obtenha uma planta bem formada. O próximo passo é a aplicação de reguladores de crescimento, para que haja indução de botões florais. Em seguida, as plantas recebem um choque térmico (ficam por 6 semanas em câmara fria), para que os botões florais possam se desenvolver.

A etapa do choque térmico é muito importante e necessária para que se tenha Azaléias floridas durante o ano inteiro, já que neste caso, são recriadas artificialmente as condições da natureza (as Azaléias florescem no início da primavera, após o período frio do inverno). A terra a ser utilizada no vaso pode ser do tipo terra vegetal, devendo estar sempre úmida, com boa aeração e baixa acidez.



A Azaléia é suscetível a algumas doenças, entre elas:

Oídio: manchas esbranquiçadas que recobrem as folhas. Estas caem prematuramente, a planta enfraquece e deixa de florescer.

Podridão das estacas: causada por Rhizoctonia. As estacas começam a apodrecer, causando a morte.

Podridão das raízes: causada por Fusarium. As raízes apodrecem e os sintomas podem ser vistos na parte aérea: as folhas tornam-se amarelas, caem, a planta seca e morre.

Obs: também podem ocorrer algumas pragas como trípes, ácaros, pulgões e moscas minadoras.


Como cuidar das azaléias
1. Manter o vaso em lugar fresco e claro.
2. Manter a terra do vaso bem úmida, sem deixar acumular água sobre o prato.
3. Mergulhar o vaso em um balde com água morna uma vez por semana.
4. Eliminar flores murchas, para evitar doenças e forçar a abertura dos demais botões florais.
5. Adubar uma vez por mês.
6. Após a florada, tirar a muda do vaso e plantar no jardim, em local fresco e claro.
7. Esta semana, a MbFlores está com o estoque repleto de azaléias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário