quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Halloween: conheça os símbolos do Dia das Bruxas

halloweenO Halloween, ou Dia das Bruxas, surgiu de uma tradição pagã dos antigos povos celtas. Eles acreditam que no dia 31 de outubro – último dia do verão no hemisfério norte – os mortos faziam uma espécie de conexão com os vivos, alguns para o bem, outros para o mal. O nome Halloween vem de “All Hallow’s Even” (noite que antecede o dia de todos os santos) que depois foi reduzido. Hoje em dia é uma data comemorada em diversos lugares do mundo, onde as crianças se fantasiam e passam de casa em casa pedindo “doces ou travessuras”. Porém, alguns elementos da festa pagã ainda estão presentes nesta comemoração:

Bruxas: são as principais simbologias desta festa, afinal, a comemoração tem origem em uma festa pagã, e as devotas do paganismo eram e são até hoje chamadas de bruxas. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo tomando várias formas e estórias diferentes.

Vassouras: capaz de limpar os ambientes das energias negativas, é o símbolo do poder feminino. Uma vassoura de Halloween não pode ser tocada, muito menos usada para varrer o chão, ela só é usada para varrer as más energias.

Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que de tanto beber morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passa a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

Gato Preto: diz a lenda que as bruxas se transformavam em gatos pretos para perambular por aí sem serem reconhecidas. Outras superstições dizem que os gatos são fontes de azar ou espíritos de pessoas mortas.

Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca do pedaço de bolo, a criança se compromete a rezar pela alma de um parente da pessoa que lhe ofereceu o doce.


E para proporcionar um ótimo Halloween recheado de "gostosuras", nada melhor que os arranjos de Halloween que a MbFlores preparou para esse data tão divertida!

doces dia das bruxas


doces halloween


doces halloween

Nenhum comentário:

Postar um comentário