segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cerca de 90% dos consumidores 2.0 interagem nas redes sociais

Empresas investem em redes como Orkut, Twitter, Facebook, blogs e portais colaborativos para atrair novos clientes e acompanhar opiniões sobre produtos e serviços que oferecem

As redes sociais deixaram de ser um ambiente exclusivo para a troca de informações entre amigos e estão sendo cada vez mais usadas pelas empresas como ferramenta de relacionamento e de aproximação com os clientes.

Hoje a internet já atinge aproximadamente 59 milhões de brasileiros que passam 24 horas por dia - todos os dias do mês – conectados, ou seja, a maior média de uso do mundo. Aproximadamente 90% deles, os chamados consumidores 2.0, interagem nas redes sociais compostas por comunidades, sites, blogs, fotologs e outras ferramentas da web.

Aprender a falar esse novo idioma tem sido fundamental para a sobrevivência das empresas. O contato inicial pode ser virtual. Mas o resultado é o mesmo do tradicional boca a boca, o que acaba gerando credibilidade e popularidade para empresa.

A MbFlores é uma das empresas que está apostando nessas novas ferramentas. A tradicioanl floricultura paulistana, presente há 35 anos no mercado percebeu a necessidade de atuar de forma mais próxima ao seu público-alvo, a fim de avaliar as necessidades do mercado, opiniões e até mesmo esclarecer dúvidas e gerar informações aos amantes da natureza. Para tanto mantém um Blog, o qual presta um serviço de consultoria gratuita aos internautas com o Dr. Planta, um especialista que responde inúmeras questões sobre plantas e flores encaminhadas pelos internautas, além de semanalmente publicar diferentes dicas e curiosidades. Também mantém uma conta no Twitter, no qual proporciona aos seguidores descontos exclusivos e publica todas as novidades.

“Também estamos iniciando este novo tipo de contato com o cliente por meio de um perfil e uma comunidade em uma grande rede de relacionamentos. Em nosso perfil, os internautas poderão encontrar fotos, sugestões para diversas datas comemorativas, um breve histórico das nossas atividades, além de ter um canal direto de comunicação com a MbFlores por um meio de contato que está inserido no dia-a-dia deste público, ou seja, as redes de relacionamento. Já na comunidade existe a possibilidade de trocarmos informações como, por exemplo, de como cuidar de diferentes tipos de plantas e flores, enquetes, fóruns, entre outras ferramentas. Isso nos aproxima do cliente e gera credibilidade e intimidade”, afirma Marcos Brancher, sócio-diretor da MbFlores.

De acordo com especialistas, para apostar neste tipo de estratégia é importante realizar ações que ‘casem’ com o perfil dos internautas, dividi-los em categorias, idades, hábitos e regiões. “A empresa precisa saber o que e para quem fala”, acrescenta Brancher.

No Brasil o mercado ainda está aprendendo a ganhar dinheiro com essas ações virtuais, por enquanto, a certeza é de que o retorno é imenso na forma de benefícios à imagem da empresa.

Segundo estudo da TNS Media Intelligence, as opiniões dos internautas nos sites sociais causam espontaneamente um impacto de US$ 2 bilhões nas vendas de passagens aéreas e pacotes turísticos, isto prova como estas ações podem contribuir também nos ‘caixas’ das organizações.

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