terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O que fazer para o Pinheiro de Natal não morrer!


Como em todos os anos, nesse período começamos a nos preocupar com a aquisição da tradicional Árvore de Natal, para decorarmos nossas residências, escritórios e condomínios. Existe uma grande variedade de árvores naturais, dentre elas as que pertencem a Família dos Ciprestes e das Tuias são mais utilizadas, por serem mais tradicionais e de custo mais baixo.

Podemos encontrar essas e outras espécies com facilidade no mercado, para que dure mais procure mudas com torrão aparente e proporcional ao tamanho da planta, quando o torrão é muito pequeno a árvore corre maior risco de morrer. Veja algumas dicas de como tratá-la para perdurar por vários Natais:

Plante em um vaso com uma mistura proporcional de terra e composto orgânico;
Procure deixá-la ao ar livre e em local sombreado por duas semanas para depois colocá-la no local desejado procurando acomodá-la o mais próximo a janela por conta da claridade recebida;
Borrife os galhos com água e mantenha a terra sempre úmida, mesmo assim ela sofre com as mudanças de iluminação e irrigação natural não se esqueça que essa espécie necessita de sol para sobreviver;

Após as comemorações remova para um jardim ou uma praça. Procure plantá-la em um vaso que possa ser quebrado na hora de transplantar assim facilita o trabalho e principalmente não agride a planta e sua raiz;

Existem outras espécies que se adquiridas, podem após seu uso como Árvore de Natal ser transplantada para o jardim, sacada ou incorporada à decoração. Neste caso a criatividade de cada um fala mais alto, ráfia e pinhas são opções para ornamentar.

7 comentários:

  1. Adorei as dicas.Obrigado
    Célia-RJ

    ResponderExcluir
  2. eu ganhei um pinheiro (não sei de qual espécie)mas ele está ficando amarelado
    talvez porque ele ficou pra fora por um tempo em dias de tempestade...
    enfim,como faço para salva-lo???

    ResponderExcluir
  3. ola bom dia..eu comprei um pinheiro e ele ta rececado depois que enfeitei,queimado sei-la,eu coloco agua, mais parece que ele ta morrendo,nao sei mais oque fazer,tem como vc me ajudar nao queria perder essa planta ...por favor espero uma resposta

    ResponderExcluir
  4. comprei um pinheirinho faz duas semanas e ele já esta com as folhas meio secas, o que eu faço? ainda nem chegou o natal!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O Pinheirinho de natal é uma planta bem delicada mesmo e quando não comprada de fornecedores certificados pode estar sem raízes , só no tronco. Neste caso não há nada o que fazer a não ser trocar por outra enraizada. Os pinheiros de natal (tuia holandesa, cipreste, dentre outros) devem ser molhados todos os dias e ficar em locais iluminados, pois necessitam muito de luz. Agora, os enfeites natalinos e o aquecimento das luzinhas, acabam por maltratar uma planta que é muito jovem e está em formação. Usar enfeites proporcionais ao tamanho da planta, não deixar as luzes ligadas direto e não esquecer de molhá-las aumentarão as chances do seu pinheiro sobreviver melhor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho um pinheiro que esta plantado em um lugar com espaço e bem iluminado pelo sol, mas ele esta secando, começando pala parte de baixo para cima, o que eu posso fazer para conter esse efeito?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir