quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MbFlores é destaque no Portal Logweb

MbFlores reestrutura e-commerce e logística e cresce cerca de 20%



De olho em um mercado que cresceu 27% somente no primeiro semestre deste ano, com um faturamento de R$ 4,8 bilhões, segundo dados do E-bit, a MBFlores reestruturou quatro pilares da sua ferramenta de negócios online para estar entre as cinco maiores floriculturas virtuais do País até 2010.

De acordo com pesquisa realizada pela empresa, especializada na avaliação de tendências de e-commerce no Brasil, de 5,2 mil internautas consultados no estado de São Paulo, 86,1% pretendem fazer compras pela Internet, o que justifica a perspectiva de crescimento do setor, que prevê para 2010 um lucro da ordem de R$ 10,5 bilhões, superando os R$ 8,2 bilhões registrados em 2008. E a venda de flores e cestas de café da manhã é um dos fatores que influencia esse crescimento.

Atenta a essa demanda, a MBFlores aposta suas fichas no aprimoramento de produto, marketing, tecnologia e logística. “Investimos agressivamente em um portal com inúmeros recursos tecnológicos para atender o e-consumidor. Os produtos são divididos por coleções. Sempre atualizamos os destaques e geramos promoções por datas comemorativas ou por fretes grátis, contou Marcos Brancher, Sócio-Diretor da MBFlores. O empresário considera que nesse ramo é essencial oferecer o diferencial para o cliente. “Ele pode acompanhar o status do pedido, informando o número de protocolo gerado no momento da compra. Assim que a pessoa recebe o presente, é enviado um e-mail de confirmação de entrega com os dados de quem recebeu e o horário”, detalha.

Para crescer, a empresa também expandirá sua rede de distribuição no País. “Na área de logística, a MB Flores mantém parcerias com floriculturas em todos os estados brasileiros e nas principais cidades do mundo. Mantemos um convênio com a FTD, uma empresa americana que congrega milhares de floriculturas em toda a América do Norte, África, Ásia e Oceania. Para a união Europeia dispomos de uma parceria com a Interflora, uma associação europeia que cuida das entregas para este destino. Elaboramos um catálogo em nosso site com os arranjos disponíveis para os principais países do mundo e uma coleção específica para os 15 países de maior procura para envio de flores”, acrescenta o Brancher.

A estratégia é de ainda fazer novas parcerias com floriculturas locais e expandir a linha de produtos disponíveis para entregas nacionais. Na busca de novos agregados, a MBFLores analisa: tempo de mercado, tempo na Internet e estrutura física para incorporar uma nova floricultura a sua rede. Brancher acrescenta que o site está na base do crescimento da floricultura. “Além de ser o nosso principal canal de vendas, é a nossa principal vitrine. Os nossos negócios giram em torno do nosso e-commerce e, hoje, ele é um fator chave para o nosso crescimento”.

Segundo o diretor, a empresa emprega 20 profissionais especializados para gerenciar a área de e-commerce. Eles atuam no departamento de televendas, administrativo, de faturamento e suprimentos. “Em 12 anos de mercado, entregamos mais de 150 mil arranjos de flores. A perspectiva é de alcançarmos, em 2010, aproximadamente, 180 mil entregas”, declarou. Na opinião de Brancher, “floricultura é uma empresa bem complexa”. Entre as principais dificuldades de gerenciar um negócio no ramo estão: a conservação do produto, que é perecível, a manufatura que envolve a atividade e, por último, o comprometimento da entrega nos quatro períodos do dia. “Nossa maior dificuldade é casar tudo isso. Na Internet, as melhores entregas são das floriculturas”, observa.

Logística otimizada

No último mês, a MBFlores foi responsável pela entrega de 40 mil gérberas em uma ação publicitária para a SBP na rodovia Ayrton Senna, SP. “Foi uma operação muito grande. Adquirimos todas as flores em Holambra, contratamos uma equipe para embalar essas flores, acomodamos todas em caixas de papelão – com 60, 70 e até 90 gérberas”, explica o diretor da empresa.

A ação, segundo Brancher, envolveu a utilização de um caminhão refrigerado que levou as flores até o local da entrega. “Vinte pessoas fizeram a distribuição das flores. O interessante é que as flores eram todas brancas”, comentou. A cor era uma exigência da SBP já que a propaganda do novo produto lançado pela empresa utiliza uma gérbera branca. A demanda mexeu com o comércio de gérberas, influenciando, inclusive, o valor da planta, ressaltou o diretor.

http://www.logweb.com.br/index.php?urlop=noticia&nid=MjI0MTc=

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